A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Guarapuava (Apadag) retomou as atividades em prol da comunidade no município. De acordo com os membros da associação, a entidade ficou inativa por mais de cinco anos em decorrência de diversas dificuldades.
Dessa forma, a Apadag reabre após votação da comunidade surda durante uma Assembleia Geral. Além disso, já ocorreu a escolha dos novos presidente e vice: Kleber Peder Nesgrisoli e Feliphe Antunes. De acordo com as informações, eles têm a missão de “restaurar a associação e retomar as atividades em prol do desenvolvimento dos surdos do munícipio”.
Assim, a Federação Desportiva de Surdos do paraná (FDSP) apoiou a reabertura com a ajuda do presidente Anderson Marcondes Santana Junior e da diretora administrativa Thayse Goulart Strazzi. Eles apresentaram a importância da liderança e da associação e se comprometeram em “acompanhar a entidade pelo tempo de mandato auxiliando em todas as frentes”.
A Apadag foi fundada em 1990 por meio da mobilização da comunidade surda que atuava em defesa dos direitos da pessoa surda diante do mercado de trabalho, da acessibilidade, direitos linguísticos e por uma educação de qualidade.
Leia outras notícias no Portal RSN.