22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

“Procon é exemplo de política pública”, diz coordenador de Cascavel

Procon de Guarapuava recebe coordenadores de outros municípios que buscam o programa de 'Organização de Dívida e Educação Financeira'

pedro procon cascavel

Pedro Martendal, Procon de Cascavel, e Luana Esteche, de Guarapuava (Foto: Josiel Araújo/RSN)

Muito mais do que um defensor dos direitos do consumidor, o Procon se trata de uma política pública. A observação é feita pelo coordenador do Procon de Cascavel, o advogado Pedro Martendal em visita ao Portal RSN. Conforme ele disse, a vinda a Guarapuava na última semana foi atraído pelo trabalho que vem sendo executado pela coordenadoria local. “Estou há 90 dias no cargo. Busco exemplos que estão dando certo e Guarapuava é o principal deles”.

Com 340 mil habitantes Cascavel busca por uma transformação na atuação do Procon. “O Procon vai muito além do que se costuma fazer. Ele pode interligar várias secretarias e promover a qualidade de vida das pessoas”. Conforme Pedro Martendal, é preciso que o consumidor passe principalmente por educação financeira. Isso vai ter reflexo na saúde, na segurança pública, no relacionamento com a família”.

De acordo com Martendal, o Procon de Guarapuava reúne todas essas ações num único programa. “Guarapuava tem o Pode que é um programa que transcende o papel inicial do Procon. Aqui a Luana [coordenadora municipal] administra uma política pública. E que vai transformar a vida das pessoas que estão endividadas”.

Conforme o programa, além de possibilitar a negociação entre o credor e devedor, para que este retorne ao mercado de consumo, há a educação financeira. “De nada adianta você recuperar o crédito do consumidor se ele continuar gastando mais do ganha. Uma vez sem dívida, o consumidor terá melhor saúde mental, ajuda a girar a economia já que volta a comprar, entre outros benefícios. Se trata sim de política pública”.

“A maioria dos prefeitos não entende”

Entretanto, conforme Pedro Martendal, a maioria dos prefeitos não consegue entender a importância do órgão no município. “Não se trata de uma entidade policialesca que vai prejudicar o fornecedor. Pelo contrário, o fornecedor também pode se beneficiar do trabalho do Procon. A Coordenadoria do Procon de Guarapuava está fazendo muito bem esse trabalho. Assim, serve como modelo para outras coordenadorias. Por isso vim aqui “.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo