Viagens temáticas para cidades como Curitiba, Brasília e São Paulo e tantas outras de Estados como Minas Gerais, bem como palestras e concursos de projetos arquitetônicos. Estas são algumas das atividades previstas pela coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Guarapuava (FG) para 2022.
Outras novidades para os alunos do curso são os novos espaços criados e equipamentos de primeira geração adquiridos pela instituição, mantendo assim a condição de um dos melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo do Paraná. Desde a criação em 2014, o curso pioneiro na Região Central do Estado tem recebido notas máximas nas avaliações periódicas do Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a nova coordenadora, professora Cláudia Marx, o curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolve projetos em parceria com os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da FG. Assim, oportuniza aos alunos um aprendizado amplo e integrado a essas outras áreas.
Cláudia é graduada pela FG e especialista em Projetos de Arquitetura pela PUC-PR. Além disso, ela tem escritório com ênfase em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais, projetos de interiores e paisagismo. Conforme Cláudia, o curso encontra-se em uma fase de grande expansão, tem formado profissionais qualificados e muitos deles já se destacam no mercado de trabalho.
A PROFISSÃO DE ARQUITETO
O profissional de arquitetura é o responsável por organizar espaços externos e internos, adotando os critérios de estética, conforto e funcionalidade. Além de fazer a planta e determinar quais serão os materiais utilizados em uma obra, tanto para construção quanto reformas. Dessa forma, o arquiteto também considera os impactos ambientais que a construção pode causar.
Ele trabalha ao lado de engenheiros, acompanhando a construção e gerenciando os custos e a mão de obra. No caso de ambientes internos, o arquiteto faz o planejamento de reformas, assim como determina a disposição dos móveis e as cores utilizadas nos ambientes. Também é responsável pela criação de projetos relacionados à organização do crescimento de cidades, bairros, praças e jardins.
OPORTUNIDADE
A demanda por infraestrutura e habitação abre grandes oportunidades para o profissional de arquitetura. Entre os principais empregadores estão o setor público, as construtoras e incorporadoras. Dessa forma, a arquitetura de interiores está ganhando destaque, especialmente em cidades que exigem laudos técnicos nas construções e reformas.
Com a revitalização dos espaços públicos, a demanda por arquitetos também aumentou, já que eles se responsabilizam pela concepção do projeto e da execução da obra, que inclui o projeto de paisagismo.
O curso de Arquitetura e Urbanismo da FG tem a duração de cinco anos e tem reconhecimento com nota máxima pelo MEC.
Para mais informações, basta acessar o site da instituição ou entrar em contato pelo telefone (42) 3621-7000.
Leia outras notícias no Portal RSN.