22/08/2023



Confira cinco álbuns atemporais de rock para homenagear o estilo

O álbum Bleach do Nirvana foi lançado em 1989 e até hoje é o mais vendido da gravadora Sub Pop. Conheça os outros quatro

Dia Mundial do Rock (Imagem: Filipe Miguel)

O rock é um dos estilos musicais mais conhecidos do século 20, e foi muito popular entre as décadas de 1950 e 1980. Apesar de outros ritmos terem ganhado maior repercussão atualmente, ele ainda é considerado um dos gêneros musicais mais importantes para a cultura do Brasil e do mundo.

Nesta quarta (13) comemora-se o Dia Mundial do Rock. A data, criada em uma brincadeira do músico Phil Collins, foi adotada pelas rádios brasileiras desde a década de 1990. Portanto, para homenageá-la, a equipe da REDE+ selecionou cinco álbuns atemporais que marcaram gerações.

Back in Black – AC/DC (1980)

O sétimo disco do AC/DC está sempre no topo das listas de mais vendidos, estimando uma venda que pode ultrapassar 51 milhões de cópias. Assim, trata-se do primeiro disco com Brian Johnson nos vocais da banda, substituindo Bon Scott, falecido em 1980.

O álbum é dono de verdadeiros clássicos da banda, começando pela faixa homônima, passando ainda por sucessos como Hells Bells, Shoot to Thrill e You Shook Me All Night Long.

Bleach – Nirvana (1989)

O disco marcou a estreia do Nirvana na música e, mesmo não tendo sido sucesso de vendas, foi importante para o posicionamento artístico do grupo. Além disso, o mais curioso é que a gravação foi feita com 600 dólares, em pouco tempo.

Bleach foi lançado em junho daquele ano, mesclando subgêneros do rock e punk (mistura que ficou conhecida como grunge) e estabeleceu o Nirvana. Assim, dois anos depois veio o Nevermind, outro álbum fundamental do grupo, responsável por impulsionar a venda do anterior. Por isso, o disco mais vendido da gravadora Sub Pop até hoje, é o Bleach.

Master of Puppets – Metallica (1986)

Em 1986, o Metallica lançava o terceiro trabalho de estúdio, que posteriormente se tornou uma referência no heavy metal. Em 2017, foi eleito o segundo melhor álbum de metal de todos os tempos, de acordo com a revista Rolling Stone.

A classificação se deve à sofisticação dos arranjos na harmonia e na velocidade, característica que já tinha aparecido em outros trabalhos. Além disso, na produção estão faixas como Welcome home (sanitarium), Battery e Master of puppets, que dá nome ao disco.

Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band – The Beatles (1967)

Considerada não só a maior banda do gênero, como da música em si, o quarteto de Liverpool entra na lista com um dos trabalhos mais expansivos e inovadores. O oitavo disco do grupo tem ares icônicos desde a capa referenciada e parodiada com frequência pela cultura pop, mas também por canções que marcam o espírito de renovação e experimentação que consolida Os Beatles como parte emblemática da arte do século XX. É dele canções como Lucy in the Sky with DiamondsWith a Little Help from My Friends e A Day in the Life.

https://www.youtube.com/watch?v=GFKSeV17-w0

Cabeça Dinossauro – Titãs (1986)

Tem brasileiro na lista também! Cabeça Dinossauro nasceu em 1986, um ano após o fim da ditadura militar brasileira. Por aí já é possível ter noção do que ele aborda. O terceiro álbum do grupo veio depois de pouco sucesso do segundo, Televisão.

Dessa forma, os integrantes decidiram buscar uma nova sonoridade e estética, se aproximando mais do punk. Só para exemplificar, destacam-se canções como Homem primataAA UUPolícia e Bichos escrotos. Todos hits atemporais.

Por fim, conta para nós qual você ouviria no repet.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo