O rock é um dos estilos musicais mais conhecidos do século 20, e foi muito popular entre as décadas de 1950 e 1980. Apesar de outros ritmos terem ganhado maior repercussão atualmente, ele ainda é considerado um dos gêneros musicais mais importantes para a cultura do Brasil e do mundo.
Nesta quarta (13) comemora-se o Dia Mundial do Rock. A data, criada em uma brincadeira do músico Phil Collins, foi adotada pelas rádios brasileiras desde a década de 1990. Portanto, para homenageá-la, a equipe da REDE+ selecionou cinco álbuns atemporais que marcaram gerações.
Back in Black – AC/DC (1980)
O sétimo disco do AC/DC está sempre no topo das listas de mais vendidos, estimando uma venda que pode ultrapassar 51 milhões de cópias. Assim, trata-se do primeiro disco com Brian Johnson nos vocais da banda, substituindo Bon Scott, falecido em 1980.
O álbum é dono de verdadeiros clássicos da banda, começando pela faixa homônima, passando ainda por sucessos como Hells Bells, Shoot to Thrill e You Shook Me All Night Long.
Bleach – Nirvana (1989)
O disco marcou a estreia do Nirvana na música e, mesmo não tendo sido sucesso de vendas, foi importante para o posicionamento artístico do grupo. Além disso, o mais curioso é que a gravação foi feita com 600 dólares, em pouco tempo.
Bleach foi lançado em junho daquele ano, mesclando subgêneros do rock e punk (mistura que ficou conhecida como grunge) e estabeleceu o Nirvana. Assim, dois anos depois veio o Nevermind, outro álbum fundamental do grupo, responsável por impulsionar a venda do anterior. Por isso, o disco mais vendido da gravadora Sub Pop até hoje, é o Bleach.
Master of Puppets – Metallica (1986)
Em 1986, o Metallica lançava o terceiro trabalho de estúdio, que posteriormente se tornou uma referência no heavy metal. Em 2017, foi eleito o segundo melhor álbum de metal de todos os tempos, de acordo com a revista Rolling Stone.
A classificação se deve à sofisticação dos arranjos na harmonia e na velocidade, característica que já tinha aparecido em outros trabalhos. Além disso, na produção estão faixas como Welcome home (sanitarium), Battery e Master of puppets, que dá nome ao disco.
Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band – The Beatles (1967)
Considerada não só a maior banda do gênero, como da música em si, o quarteto de Liverpool entra na lista com um dos trabalhos mais expansivos e inovadores. O oitavo disco do grupo tem ares icônicos desde a capa referenciada e parodiada com frequência pela cultura pop, mas também por canções que marcam o espírito de renovação e experimentação que consolida Os Beatles como parte emblemática da arte do século XX. É dele canções como Lucy in the Sky with Diamonds, With a Little Help from My Friends e A Day in the Life.
https://www.youtube.com/watch?v=GFKSeV17-w0
Cabeça Dinossauro – Titãs (1986)
Tem brasileiro na lista também! Cabeça Dinossauro nasceu em 1986, um ano após o fim da ditadura militar brasileira. Por aí já é possível ter noção do que ele aborda. O terceiro álbum do grupo veio depois de pouco sucesso do segundo, Televisão.
Dessa forma, os integrantes decidiram buscar uma nova sonoridade e estética, se aproximando mais do punk. Só para exemplificar, destacam-se canções como Homem primata, AA UU, Polícia e Bichos escrotos. Todos hits atemporais.
Por fim, conta para nós qual você ouviria no repet.
Leia outras notícias no Portal RSN.