22/08/2023
Educação

Em Guarapuava, Flavio Arns anuncia descentralização de licitações na Educação

imagem-26174

Em reunião com diretores e representantes das APMFs que integram o Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, que iniciou às 07h30 de hoje (19), no auditório do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, o secretário da Educação Flavio Arns anunciou a intenção do governo do Estado em descentralizar as licitações do setor educacional. Segundo Arns, os diretores e representantes das APMFs têm condições de realizar o processo licitatório e acompanhar o andamento das obras físicas, além de conferir a qualidade da merenda que cada educandário está adquirindo. “Se cada colégio conseguir administrar de forma eficiente os processos licitatórios e o investimento dos recursos, tenho certeza que ganha o Estado, com a desburocratização dos processos, ganham o colégio e a comunidade, que acompanham e fiscalizam as obras de melhorias na estrutura física e a qualidade da merenda, e ganham os empresários locais, uma vez que a preferência nesses casos seria para empresários que estejam inseridos nas proximidades dos colégios. Enfim, a descentralização é um ciclo onde todos sairão ganhando”, afirma o secretário.
 
Levantamento
 
Flavio Arns está realizando reuniões com os diretores e representantes de APMFs dos 32 núcleos regionais de Educação do Paraná. Em Guarapuava, participaram da reunião diretores de 57 colégios estaduais. Nos encontros, os diretores estão apresentando as reivindicações de cada colégio, tanto para obras físicas quanto para a contratação de novos profissionais para cada educandário. “O último levantamento desse porte foi realizado em 2002, ou seja, está muito defasado. Como os diretores e os integrantes das APMFs convivem no dia a dia com a realidade de cada colégio, eles sabem exatamente o que está em estado precário e o que deve ser melhorado. Com esse levantamento, concluído até o final de maio, teremos todas as condições de traçar um diagnóstico e elaborar projetos de melhorias para o processo de ensino/aprendizagem no Paraná”, enfatiza Flavio Arns.
 
Necessidades
 
Na avaliação do chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, José Valdir Kukelcik, o encontro é fundamental para que os diretores sejam ouvidos e, principalmente, atendidos pelo governo do Estado. “Os diretores de cada município que integra o NRE de Guarapuava se empenharam em discutir com as comunidades onde estão inseridos, buscando levantar o que realmente é prioridade para cada colégio. Temos certeza que o atendimento a essas necessidades vai refletir diretamente na qualidade do ensino”, enfatiza Valdir.
 
Transporte Escolar
 
Representando os prefeitos da região, Marcos Seguro, prefeito de Turvo, enfatizou as dificuldades que os municípios estão tendo em realizar o Transporte Escolar. “Apesar de o governo do Estado ter aumentado o valor dos recursos que são repassados aos municípios para que o transporte escolar seja realizado, ainda há uma desigualdade a ser superada, pois os municípios da região têm uma enorme extensão territorial e recebem o mesmo valor por estudante do que os municípios com extensão territorial menores. Essa fórmula para o repasse deve ser feita através da extensão territorial também, e não somente através do número de alunos”, defendeu o prefeito.
 
Retorno
 

A lista de reivindicações de cada município foi entregue à equipe técnica da Secretaria de Educação e, segundo o secretário Flavio Arns, dentro de dois meses deve iniciar o processo de novos encontros, onde serão apresentadas as soluções e os encaminhamentos dos pedidos. “Até o final do ano todo o processo de organização estará concluído. A Educação do Paraná não será mais pega de surpresa nos inícios de cada ano. Vamos encerrar cada ano já tendo o ano seguinte planejado e com o cronograma de execuções já finalizado”, conclui Flavio Arns.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.