22/08/2023
Cotidiano

Famílias ocupam imóvel do INSS no Centro de Curitiba

imagem-26180

Por Théa Tavares –  Aproximadamente 100 famílias sem-teto ligadas ao Movimento Nacional União Por Moradia Popular no Paraná ocuparam um imóvel pertencente ao INSS, hoje (19), por volta das 9h10 da manhã, no Centro de Curitiba. O imóvel fica na rua Marechal Deodoro, 1290, próximo à Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A ideia é pressionar o governo federal a destravar um processo de licitação para a reforma de outro imóvel na Capital – na José Loureiro, em frente ao Instituto de Identificação, para onde seriam transferidas 30 famílias. Sem fazer essa licitação, a obra está emperrada na Caixa Econômica Federal desde 2009. A atividade em Curitiba integra uma mobilização nacional que acontece em 20 estados.

Há dois anos, o Movimento Nacional União Por Moradia Popular no Paraná ocupou o mesmo imóvel do INSS e conseguiu com que o governo federal se comprometesse a fazer a reforma no prédio da José Loureiro para abrigar as 30 famílias do movimento. Nesse local já residem outras cerca de 30 famílias, antigas moradoras do edifício. Sem a licitação, as famílias que residem ali reclamam de vazamentos e outros problemas. Agora, todas aguardam que o governo se manifeste e destrave a burocracia que impede que seja feita a licitação, a reforma e as famílias sem-teto possam finalmente mudar para suas residências.

“Uma vez que o prédio esteja reformado, vamos poder selecionar quem ocupará esses apartamentos. Mas não podemos mais esperar tanto tempo pela solução do problema”, reclama a coordenadora nacional do Movimento, Maria das Graças Silva Souza.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.