Há 12 anos, a família da Fátima Urbano é produtora de leite em Turvo. Mas agora ela conta com um diferencial na produção: o Programa Leite 10+. “Tive um melhoramento na genética das vacas, também na parte da nutrição e manejo. O programa oferece conhecimento e ferramentas técnicas para auxiliar em nossos trabalhos”.
Assim, o incentivo municipal ajuda os produtores desenvolverem a produção com o auxílio da tecnologia. Isso porque o objetivo é o melhoramento genético e a prestação da assistência técnica sobre nutrição e sanidade do animal no setor leiteiro.
Além disso, os participantes têm acesso a uma ferramenta tecnológica, que fornece informações que auxiliam na tomada de decisão dos gestores agrícolas. De acordo com a Prefeitura, cerca de 70 produtores já participam do Programa Leite 10+.
BENEFÍCIOS
Assim, os participantes podem aprimorar a gestão financeira e administrativa das propriedades. Por meio da consultoria feita por técnicos da Secretaria de Agricultura e Pecuária, os produtores recebem acompanhamento das ações feitas na propriedade e animais. Ainda conforme a Prefeitura, isso ajuda a gestão a diagnosticar a propriedade rural, dando condições para que os produtores tenham dados que possam auxiliar nas atividades.
Para a Fátima Urbano é isso que ajuda os produtores, a adequação para cada propriedade. “As pessoas devem participar porque auxilia o produtor no desenvolvimento da produção na propriedade, de acordo com a necessidade é realidade do produtor”.
Inclusive, a Secretaria trabalha com a entrega de sêmen bovino das raças Jersey e Holandesa, e fornecimento e nitrogênio. Incluindo também distribuição de materiais de inseminação, aplicação de vacinas de brucelose, orientações referentes às pastagens e o uso de alimentos conservados.
O benefício é de graça. Por isso quem quiser participar pode entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Pecuária, pelo telefone (42) 3642-1111.
Leia outras notícias no Portal RSN.