O cenário político paranaense está com as atenções voltadas para a convenção do PSDB nesta quarta (20), em Curitiba. O encontro político que dá a largada oficial para a campanha ‘tucana’, deve ou não oficializar o nome do ex-prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho ao Governo do Estado. Todavia, o local não foi divulgado porque ocorrerá à portas fechadas às 17h de hoje. Conforme informações de bastidores, apenas a Executiva do Partido participa.
Cesar Filho teve o nome lançado em São Paulo junto com o ex-governador João Doria, preterido pelo partido como pré-candidato à sucessão do presidente Jair Bolsonaro. No entanto, ainda paira dúvidas sobre a homologação da candidatura do guarapuavano.
Um dos principais motivos dentro das hostes tucanas é que Cesar Filho não conseguiu avançar nas pesquisas de intenções de voto. A última delas, apontou 2,9%, um dos ‘lanterninhas’ da corrida eleitoral majoritária. Conforme repercussão da mídia estadual, esse foi um dos motivos da pressão de deputados que querem a reeleição.
Caso Cesar Filho desista, a chapa terá uma fatia maior de dinheiro do Fundo Partidário. Outro fator, de acordo com as repercussões, é que o nome do guarapuavano, desde o início, não teve consenso do tucanato em nível nacional.
“ACABAM HOJE”
Entretanto, Cesar Filho se mantém firme na pré-candidatura. Ele disse que as especulações em torno da candidatura dele se encerram hoje. Além da candidatura majoritária, o PSDB homologa também as chapas para deputado estadual e federal. Antes, porém, serão eleitos da comissão que vai referendar os nomes indicados para a disputa de outubro.
O PSDB terá seis integrantes, e o Cidadania, cinco. Os dois partidos formam a federação nacional, embora no Paraná, o Cidadania esteja alinhado com a reeleição do governador Ratinho Junior.
Contudo, o PSDB deixa em aberto o candidato a vice-governador e ao Senado, embora para este último já haja uma conversa com o ex-juiz Serio Moro (União). Assim sendo, a grande incógnita é se Cesar Filho tiver a candidatura inviabilizada qual o será o rumo político que vai seguir.
Leia outras notícias no Portal RSN.