O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, realiza na manhã desta sexta-feira (20) reunião com prefeitos da Associação dos Municípios do Centro-Oeste do Paraná (Amocentro), em Pitanga. Durante o encontro, Mounir apresenta o plano habitacional do governo de Beto Richa. O evento começa às 9h30 na sede da entidade. O deputado estadual Cesar Filho acompanha o presidente.
Ontem (19) Mounir esteve reunido com prefeitos da Cantuquiriguaçu quando afirmou os prefeitos que o governador Beto Richa assumiu um compromisso com a habitação. “O Beto está construindo relação de parceria com o governo Federal e nos próximos dias estaremos em contato com outros agentes financiadores, como BID e a Agência Francesa, para que possamos construir casas que mudarão a realidade dos nossos municípios”, disse.
Mounir esclareceu aos prefeitos o programa Morar Bem Paraná que irá atender 25 mil famílias, ainda este ano. “O nosso plano pretende atender todos os municípios do estado. Vamos reduzir custos para que os municípios consigam atender a sua população”. Para ele a casa proporciona qualidade de vida. “Quando uma família tem moradia própria, ela reconquista a dignidade, tem mais vontade de trabalhar e de se fixar ao município”, falou.
O deputado estadual, César Silvestre Filho, presente na reunião demonstrou, aos prefeitos, a sua preocupação com a habitação. “Devemos nos unir para garantir às cidades a viabilização de novos projetos. Com a determinação do Mounir tenho certeza que as famílias terão as suas casas próprias”, disse.
O presidente da Cantuquiriguaçu e prefeito de Nova Laranjeiras, Eugênio Bittencourt, agradeceu a sensibilidade do Governo em sair da capital para ouvir os prefeitos. “Estamos preocupados com o perímetro rural dos nossos municípios. Necessitamos atender o trabalhador rural e a Cohapar se mostrou atenta a essa situação”, falou. Bittencourt apresentou ao presidente Mounir o plano diretor estabelecido pela Associação.
Para o prefeito de Candói, Elias Farah Neto, a habitação uma das maiores ferramentas para o desenvolvimento dos municípios. “A casa mantém o homem no campo. Através das moradias poderemos aumentar o índice do desenvolvimento humano dos pequenos municípios. As cidades com baixo IDH necessitam deste apoio”, falou o prefeito.