22/08/2023
Cotidiano

Parque Nacional do Iguaçu completa 70 anos neste sábado

imagem-2624

Foz do Iguaçu – A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Programa Paraná Biodiversidade colabora para a preservação do Parque Nacional do Iguaçu, localizado na região Oeste do estado. O Parque completou neste sábado (10) 70 anos de fundação com uma festa celebrada por 650 convidados, entre eles o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues.
O Parque, que é mundialmente conhecido pelas Cataratas do Iguaçu, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), órgão público criado em 2007 para gerir as unidades de conservação federais do país. Entretanto, medidas do governo estadual auxiliam na proteção do parque mais visitado do Brasil.
Uma destas medidas é do Programa Paraná Biodiversidade, que investiu nos últimos anos cerca de R$ 400 mil no entorno do Parque. O Investimento do Programa abrangeu ações de educação ambiental, recuperação de mata ciliar e pesquisas de fauna e flora em regiões adjacentes do Parque.
“O Parque Nacional do Iguaçu é o maior patrimônio ambiental do Paraná, sua existência simboliza a riqueza do nosso ecossistema. Portanto, o governo estadual, por meio das suas ações, nada mais faz do que assegurar a preservação do parque”, avaliou Rasca Rodrigues.
No corredor da biodiversidade Iguaçu-Paraná, mais especificamente nos municípios de São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu (região Oeste do estado), até 2008 foram plantados mais de 100 mil mudas de plantas nativas para a recuperação de mata ciliar em rios do entorno do parque.
Contudo, para o gerente do corredor, Donivaldo Pereira, a principal ajuda do programa é na conscientização ambiental de estudantes, agricultores e a criação dos módulos agroecológicos. “O governo investe há quatro anos na região, principalmente em cursos de capacitação de agentes ambientais. Os módulos agroecológicos também colaboram para a riqueza da fauna e da flora no parque”, comentou Rasca. O corredor Iguaçu-Paraná possui atualmente 19 módulos agroecológicos.
Não é apenas o programa que contribui para o desenvolvimento do parque, o IAP também colabora para a preservação do espaço. Segundo Irineu Rodrigues Ribeiro, chefe-regional do IAP, as ações de licenciamento e fiscalização beneficiam o parque. “Todos os licenciamentos são feitos em parceria com o Ibama, o Instituto Chico Mendes e outros setores da sociedade. Essa ação integrada sempre evita que qualquer empreendimento seja prejudicial ao parque”, disse.
Uma parceria entre o IAP e o Polícia Ambiental Força Verde ajuda na fiscalização do parque. São 35 policiais que operam nos 185 mil hectares da unidade de conservação, desde 2003. Isto porque, havia um número reduzido de fiscais que operavam no parque.
Para Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, as parcerias entre a unidade de conservação e o IAP são de extrema importância para a proteção do local. “No parque tentamos unir as instâncias governamentais. Nossa parceria com o IAP já é antiga e traz benefícios diretos, principalmente na fiscalização, afinal de contas existem poucos fiscais federais. A fiscalização do IAP e da Polícia Ambiental é imprescindível para coibir a caça e a pesca ilegal na região”.

FESTA – Para o aniversário de 70 anos do Parque Nacional do Iguaçu foram programados vários eventos. No sábado (10) pela manhã foi realizado o corte do bolo, lançamento do livro “Meu Vizinho, Parque Nacional do Iguaçu” do jornalista Marcos de Sá Côrrea, e o lançamento de um selo dos Correios alusivo ao 70º aniversário do parque que será utilizado nas correspondências de Foz do Iguaçu.
À noite a grande atração foi o show do cantor Guilherme Arantes, com a participação da banda Barbatuques. Além da exibição de um documentário com depoimentos de funcionários do parque e a apresentação do projeto “Memórias das Cataratas”, uma exposição com 4 mil fotografias do parque desde da sua fundação, em 1939, com o apoio da Itaipu Binacional.
Compareceram à festa, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e do IAP, integrantes do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

(AEN)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.