22/08/2023


Brasil Cotidiano

Censo demográfico do IBGE começa nesta segunda (1º) em todo o Brasil

Pesquisa do IBGE tem objetivo de entender como vivem os brasileiros. Informações servem para criação de políticas públicas em todas as áreas

ibge-censo-850x491

Pesquisa do IBGE tem objetivo de entender como vivem os brasileiros. Informações servem para criação de políticas públicas em todas as áreas (Foto: Reprodução/IBGE)

A partir desta segunda (1º), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promove o censo demográfico em todo o Brasil. As pesquisas têm prazo de três meses para a execução. Desse modo, o objetivo é contabilizar os habitantes, identificar as características e entender como vivem os brasileiros. Responder ao censo demográfico torna possível avaliar a evolução da população ao longo do tempo.

A pesquisa costuma ser feita de 10 em 10 anos, mas por conta da pandemia foi adiada por dois anos. O censo será feito de segunda a sábado. E em alguns casos nos domingos. Os recenseadores podem fazer a pesquisa no início da noite, pois alguns moradores não se encontram durante o dia.

Além disso, uma pessoa de cada residência responde a pesquisa por todos que moram ali. Responder ao Censo é importante porque a partir das informações obtidas – além da contagem de pessoas e moradias -, a pesquisa permite a criação de políticas públicas em todas as áreas.

ALERTA

A população precisa ficar atenta aos casos de golpes. Assim como em outras situações, há pessoas mal-intencionadas que se passam por prestadores de serviço para invadir residências e praticar crimes. Por isso, os recenseadores estarão identificados com colete azul e crachá com dados e QR Code com as informações do IBGE.

Além disso, durante a pesquisa domiciliar o recenseador não precisa entrar na residência. Por fim, se a pessoa exigir a entrada na residência ou ainda se pedir dinheiro ao morador, desconfie e avise a polícia.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo