A Secretaria de Meio Ambiente está investigando e avaliando os motivos da presença de peixes mortos na superfície da Lagoa das Lágrimas em Guarapuava. Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, os animais sem vida estão sendo vistos no local desde sexta (22).
Contudo, segundo o secretário Celso Araújo, não há evidência do que esteja ocasionando a morte dos peixes. Assim, a Secretaria pediu a coleta de material sólido na superfície da lagoa.
É comum a ocorrência de fenômenos deste tipo na Lagoa das Lágrimas, principalmente quando a temperatura aumenta. As temperaturas mais altas, acarretam um aumento da quantidade de matéria orgânica no meio, o que pode gerar a mortandade de algumas espécies de peixes.
Ainda de acordo com Celso, trata-se de uma ocorrência natural por conta das características do próprio corpo hídrico. “Em conjunto com a Sanepar, iremos continuar observando novas ocorrências e realizar a coleta da água, para análise dos parâmetros e uma investigação mais detalhada”.
Por fim, após a coleta, a Prefeitura passou as informações para a regional do Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela fiscalização dos corpos hídricos.
Leia outras notícias no Portal RSN.