22/08/2023


Cotidiano Paraná

Consulta pública sobre tarifa da Sanepar pode ser feita até hoje (30)

De acordo com as informações, qualquer pessoa pode contribuir com sugestões, críticas ou questionamentos sobre itens da tarifa da Sanepar

agepar-1

De acordo com as informações, qualquer pessoa pode contribuir com sugestões, críticas ou questionamentos sobre itens da tarifa da Sanepar (Foto: Agepar)

Termina neste sábado (30) o prazo para participação da população na consulta pública da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). A consulta se refere à segunda fase da 2ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Sanepar.

Assim sendo, por meio desse mecanismo de participação social, qualquer pessoa pode contribuir com sugestões, críticas ou questionamentos sobre itens que compõem a tarifa da Sanepar.

Nesta consulta pública, a população pode opinar sobre quatro temas: perdas de água, matriz de risco, Fator X e Fator Q. Contudo, os demais itens que compõem a tarifa serão temas de outras três consultas públicas que também farão parte da 2ª RTP da Sanepar.

CONSULTA PÚBLICA

Matriz de risco refere-se à definição prévia de situações que podem levar as situações de reequilíbrio tarifário. Entre elas catástrofes ou novos investimentos por imposição do Poder Público.

O Fator X é um cálculo de produtividade da Sanepar. Já o Fator Q refere-se à qualidade dos serviços prestados aos usuários. Conforme as informações, por meio da consulta pública, a população poderá contribuir com a elaboração da metodologia de mensuração. Esta é uma novidade desta 2ª RTP.

Desse modo, para participar da consulta pública, acesse o link: www.agepar.pr.gov.br/Pagina/Consultas-Publicas. porém não serão analisadas contribuições anônimas, conforme vedação constitucional ao anonimato, prescrito no art. 5º, inc. IV, da Constituição Federal.

Além disso, também não haverá respostas individualizadas para as contribuições, que serão analisadas em conjunto.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo