Um novo destino está preparado para a pinhãoense Milena Orzechowski de 13 anos. Isso porque a judoca se classificou para a fase nacional dos Jogos Escolares no Rio de Janeiro. No último fim de semana, ela e mais seis atletas do município competiram em Campo Mourão. Foi lá que a esportista garantiu a ida para a próxima fase. Com orgulho, ela estampou a medalha de ouro no peito, mas conta que para chegar ao posto a jornada teve desafios.
Os treinos foram intensificados ao máximo e os competidores adversários estavam bem preparados. Mas eu também treinei bastante, e treinei muito na academia para preparar meu físico. Eu me esforcei para chegar até ali, só que quero chegar em campeonatos maiores.
Assim, a pinhãoense espera se destacar em novembro em solo carioca. No entanto, essa é só mais uma na lista das disputas de Milena, pois ela já participou de 23 campeonatos. Por isso, a judoca coleciona 13 medalhas de ouro, seis de bronze e cinco de prata. A trajetória no esporte começou na escola, a aluna do Colégio Expressão se encontrou no judô por meio de um projeto.
Eu comecei com oito anos no Judô, só porque tinha um projeto na escola e todo mundo se inscreveu. Eu não conhecia, então pensei ‘vou tentar né’. Quando ganhei minha primeira competição, eu ouvi um comentário dizendo para eu desistir que eu já tinha ganhado minha primeira medalha e que não valia a pena. Mas minha mãe falou que era para eu continuar e mostrar que estavam errados. Então eu continuei e vejo que o judô pode me acrescentar muito como pessoa e cidadã no futuro.
Desse modo, Milena não se cansa, ela se dedica intensamente para alcançar o sonho de fazer carreira no judô. “O que me encanta no judô é a disciplina, eu também não tenho mais medo. Agora eu vejo o mundo de uma maneira diferente, vejo que o judô pode fazer isso. Ele me ajuda a esquecer os problemas e focar só naquilo. Eu treinava três horas por dia e fazia academia dois dias na semana, quando eu estudava. Mas agora nas férias, eu treino quatro horas por dia e vou na academia todos os dias”.
É com essa expectativa que a judoca vai embarcar em novembro para o Rio de Janeiro. Ela sabe do desafio e portanto, todo treino é importante. “Estou treinando bastante para isso e vou me esforçar ao máximo porque sei que não vai ser fácil! Vou competir só com campeões, mas estou confiante!”.
Leia outras notícias no Portal RSN.