22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Assadora profissional de Guarapuava conquista pódio em Torneio Mundial

Filha de pai brasileiro e mãe uruguaia, a guarapuavana conquistou o 3° lugar no Torneio Mundial de Assadores em Medellín na Colômbia

assadora

Conforme o torneio, a assadora Lorena Lacava conquistou o terceiro lugar na modalidade individual (Foto: Divulgação)

Filha de pai brasileiro e mãe uruguaia, a guarapuavana Lorena Lacava, assadora profissional e especialista no método de parrilla conquistou o terceiro lugar no Torneio Mundial de Assadores em Medellín na Colômbia. Além disso, na equipe equipe uruguaia ‘Las Charrúas’, ela e as Chefs Mariana Tucuna e Maria Noel Pereyra venceram na categoria em grupo.

As profissionais assumiram posição no pódio ao lado dos melhores assadores do mundo e levaram para casa o terceiro lugar com a melhor costela de carne na categoria geral do Torneio mundial de assadores ancestrais. Médica veterinária e cozinheira, Lorena também é mestre em Ciência Animal. Idealizadora do Churras das Gurias, ela conta que sempre gostou de cozinhar usando o fogo.

Cozinhar sempre foi meu refúgio e forma de demonstrar amor. Criada no interior, entre Paraná e Rio Grande do Sul, tive essa liberdade de “brincar” com a comida. O assado na vida de um fronteiriço é um evento natural, a gente cresce vendo, fazendo e comendo carne e muitos outros acompanhamentos feitos na parrilla.

(Foto: Divulgação)

Por ter sangue uruguaio correndo nas veias, Lorena é ‘doble chapa’, o que permite transitar entre o Brasil e o país vizinho. Nos seis anos em que atua na área, Lorena vem abrindo caminho em um espaço comandado majoritariamente por homens. Em uma publicação no Instagram ela escreveu:

Já tentaram me parar, me limitar e até me impedir. Me culpar, me boicotar, me enganar e me traírem… Por vezes tentam me ignorar, minimizar minhas conquistas e minha coragem…. Pois bem, terão que se esforçar mais para isso! Ser forte e persistente incomoda tanto que nem podemos imaginar. Não sigo em frente para ser melhor que ninguém, sigo para ser melhor que eu mesmo, todos os dias faço meu melhor.

Contudo, apesar do pequeno número de mulheres na área, Lorena afirma que elas estão se impondo de forma expressiva, porém em passos lentos.

TORNEIO MUNDIAL

Organizado pela Associação Colombiana de Assadores e pela Confederação Pan-Americana de Assadores, o torneio reúne assadores de todo o mundo. Contudo, por conta da pandemia havia sido adiado. Neste ano os profissionais se encontraram em Medellín, na Colômbia para competir.

De acordo com a organização, 40 equipes de 20 países diferentes participaram. “Devido ao sucesso do encontro atual, já estão pensando no próximo: sabe-se que será em 2024 e no Rio da Prata eles já sonham em ser os organizadores, já que a Argentina e o Uruguai estão concorrendo para fazê-lo”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.