Pular para o conteúdo
sábado, 25 de jan. de 2025


Segurança

Coronel da PM é denunciado por improbidade administrativa

A Promotoria de Justiça de Castro apresentou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o capitão da Polícia Militar Alberto Sérgio Plocharski e seu filho, Sérgio Luiz Plocharski, além de duas empresas.
O Ministério Público apurou diversas ilegalidades supostamente praticadas pelos requeridos.
Entre elas estão, abastecimentos de combustível em veículos particulares, que seriam pagos pela Polícia Militar; superfaturamento no valor de litros de gasolina; recebimento de propinas quando do guinchamento de veículos; desvio de alimentos que seriam destinados ao batalhão da Polícia Militar; utilização de viaturas da Polícia Militar para fins particulares, e inclusive permissão dada ao filho do capitão para dirigir sem habilitação.
O coronel ocupou o comando da PM em Castro entre o primeiro trimestre de 2006 a agosto de 2007.
Ele também foi alvo de Inquérito Policial Militar que atestou as irregularidades. Uma eventual condenação por improbidade pode levar a sanções como afastamento da função pública, multa, devolução dos valores desviados irregularmente ao erário e proibição de contratar com o poder público.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.