22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Procon faz fiscalização educativa em 25 padarias de Guarapuava

Os agentes da fiscalização encontraram produtos expostos à venda sem preço, bem como o armazenamento de 15 unidades de macarrão vencidos

Os agentes da fiscalização encontraram produtos expostos à venda sem preço (Foto: Reprodução/Freepik)

Entre os dias três e 11 de agosto, o Procon de Guarapuava fez uma fiscalização educativa e orientação administrativa em 25 padarias de Guarapuava.

De acordo com o Procon, a ação buscava verificar as instalações dos estabelecimentos comerciais em parceria com a Vigilância Sanitária. Além disso, o Órgão orientou sobre o cumprimento das determinações nas leis e resoluções que regulam a atividade.

Conforme a orientação administrativa, as panificadoras devem informar ao consumidor sobre a data de fabricação dos produtos destinados à venda. Bem como, precisam informar a validade ao público. Com exceção dos itens que os padeiros fazem para o consumo em até 24h após a fabricação.

OUTRAS ORIENTAÇÕES

O Procon orientou ainda sobre os produtos utilizados como matéria prima para preparo dos produtos de padaria. A regra é que se os padeiros não utilizaram os ingredientes totalmente, eles precisam armazená-los com a data de abertura da embalagem, assim como a data de vencimento.

De acordo com a Diretora do Procon, Luana Esteche, a orientação também visa garantir transparência nas relações de consumo. “Tendo o consumidor o direito de saber quando o produto foi produzido, cuja informação deve se dar de forma expressa, prática que não é adotada pelas panificadoras da cidade”.

Além disso, os agentes encontraram produtos expostos à venda sem preço, bem como o armazenamento de 15 unidades de macarrão vencidos. Por fim, a organização orientou os infratores com a lavratura de auto de constatação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo