22/08/2023
Saúde

Para chefe da Regional de Saúde “AIH não é moeda de troca”

imagem-26396

O governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Saúde, está tabulando a distribuição de Autorizações de Internações Hospitalares (AIHs), em 7,5% da população de cada município. A informação foi confirmada pelo chefe da 5ª Regional de Saúde, Vinícius Traiano (foto). Segundo ele, o objetivo do governo é organizar o setor em todo o Paraná, independente da situação partidária em cada município. “As AIHs não podem ser tratadas como moeda de troca, ou seja, são distribuídas em maior número somente em época de eleições, atendendo as exigências de determinados grupos políticos. Elas têm seguir uma regra comum a que atenda efetivamente à necessidade dos municípios e, principalmente, da população desses municípios”, enfatiza Vinícius.
 
Senso
 
Conforme o chefe da Regional, a tabulação de 7,5% sobre a população de cada município paranaense seguirá os índices do censo do IBGE de 2010. “A nossa região possui um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) o que também faz com que a população necessite mais do sistema público de saúde. As regras visam atender a todos de forma igualitária”, afirma.
 
População indígena
 
Vinícius Traiano informou ainda que os casos dos municípios onde há uma grande população indígena, como é o caso de Laranjeiras do Sul, serão avaliados de forma diferenciada. “Essa situação tem que ser analisada sob outros critérios, pois sabemos que a demanda desses municípios com população indígena é diferenciada. São exceções às regras que estão sendo estabelecidas”, conclui.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.