Moradores e motoristas que se utilizam da PR-466, entre Guarapuava e Pitanga, têm uma boa notícia nesta terça (16). De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), dois projetos executivos de engenharia preveem a modernização dos 83,8 quilômetros da rodovia. Conforme o DER, devido à extensão a proposta divide-se em dois lotes.
Além disso, os recursos para a obra integram um novo pacote de obras estruturantes em fase de planejamento pelo Estado. Parte dos recursos virá do pedido de contratação de empréstimo encaminhado nessa segunda (15) para a Assembleia Legislativa. Esses projetos, conforme o DER, serão entregues entre o fim deste ano e o começo de 2023.
O Executivo busca captar R$ 1,4 bilhão para dar prosseguimento a diversos projetos de infraestrutura em todo o Paraná. Mais da metade deste valor (R$ 775 milhões) será alocado em ações do DER/PR, entre elas a duplicação da PR-466. Assim que liberarem os recursos os projetos passarão por revisão final, e podem ir para licitação.
RECURSOS ESTUDOS
Conforme as informações, o investimento apenas nesta fase de estudos da obra foi de R$ 4,7 milhões, com recursos do BID. Um dos projetos executivos, relativo ao lote 01, de 45,5 quilômetros, prevê o início da duplicação na PR-460. A execução começa ao norte de Pitanga, seguindo até o perímetro urbano de Turvo. Serão três subtrechos ao longo do percurso.
O subtrecho 01 começa na PR-460, a um quilômetro de distância do entroncamento com a PR-239. Segue então por 14,5 quilômetros até o entroncamento com a PR-456, no acesso para Santa Maria do Oeste. O subtrecho 02 vai do entroncamento com a PR-456 até o entroncamento com a PR-820. Trata-se do acesso para Boa Ventura de São Roque, com extensão de 21,7 quilômetros. Por fim, o subtrecho 03, sai do entroncamento com a PR-820, por 9,3 quilômetros, até Turvo.
INTERSECÇÃO
Os estudos, conforme o DER, devem prever uma interseção em desnível no entroncamento com a nova pavimentação da PR-239. Essa intersecção antevê o corredor que haverá até Roncador. Além de estudar as melhores soluções para intersecções nos acessos aos municípios de Santa Maria do Oeste e Boa Ventura do São Roque. Prevê, ainda, de acordo com o projeto, a implantação de intersecções nos acessos às comunidades de São Gerônimo, Cachoeira dos Mendes, Faxinal da Boa Vista, Salto São Francisco e Ibema.
Conforme o projeto, também haverá estudos para a reestruturação e ampliação das pontes sobre o Rio Carazinho e sobre o Rio Bonito. Assim como a correção da curva na PR-460, ponto crítico de acidentes. E ainda a construção de passeios, travessias para pedestres, pontos de ônibus e ciclovias ou faixas compartilhadas, onde for aplicável.
LOTES 01 e 02
O lote 02, por sua vez, será um pouco menor, com extensão de 38,3 quilômetros. Começa no perímetro urbano de Turvo e segue até Guarapuava, alcançando o trecho da pista já duplicado. A proposta é dividida em dois subtrechos. Assim sendo, o 01 tem início no perímetro urbano de Turvo e segue por 25,5 km até o distrito de Palmeirinha. Já o 02 liga Palmeirinha a Guarapuava.
Os estudos contemplam também vias marginais e intersecções em Turvo, separando o tráfego local do tráfego de longa distância, sendo pelo menos uma delas em desnível. Já na Palmeirinha estão previstas intersecções em nível, com retornos e demais soluções interligando as comunidades lindeiras de ambos os lados da rodovia.
Conforme o DER, serão estudadas ainda a restauração e readequação das pontes sobre o Rio Turvo e sobre o Rio Coutinho. Conflitos entre o tráfego de veículos automotivos, ciclistas e pedestres deverão ser solucionados com passeios, ciclovia, travessia para pedestres, entre outras opções.
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