22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Multivacinação vai até 17h neste sábado (27) em Guarapuava

De acordo com a Saúde, o dia de multivacinação busca ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de vacinação de toda a população

O dia de multivacinação busca ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de vacinação de toda a população (Imagem: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Cisgap em Guarapuava, estão abertos neste sábado (27). A ação é para a população colocar a caderneta de vacinação em dia. Devido à baixa procura no último Dia “D” da campanha de vacinação, a Saúde Municipal quer aumentar a cobertura vacinal. E desse modo, com a multivacinação, atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, e colocar em dia o calendário vacinal da população.

Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki, vive-se um momento com coberturas vacinais muito baixas, muito inferior ao preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). “Existe um risco iminente de retorno de doenças já controladas pelas vacinas, caso as coberturas vacinais se mantenham baixas”.

Além disso, de acordo com Borecki, no caso da vacina da covid-19, é necessário reforçar que o imunizante faz com que a doença não se agrave e assim, se evite hospitalização e risco de morte. “Por isso, é importante que a população busque uma das unidades para receber o imunizante”. As unidades que estarão abertas até 17h são:

  • Cisgap – rua Pres. Getúlio Vargas, 1523 – Centro
  • Morro Alto – rua XV de Novembro, 3461
  • Bonsucesso – av. Sebastião de Camargo Ribas, 584
  • Boqueirão – rua Cândido Xavier, 411
  • Vila Bela – av. Prefeito Moacir Júlio Silvestre, 2680

De acordo com as informações, também haverá vacinação contra poliomielite e orientação sobre a multivacinação no Shopping Cidade dos Lagos. O ponto de vacinação será em frente a Vila Coruja e funcionará das 12h às 18h.

(Arte: Shopping Cidade dos Lagos)

MULTIVACINAÇÃO

Conforme a Saúde, entre os imunizantes disponíveis para crianças e adolescentes de dois meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias, que fazem parte do público-alvo e devem receber uma dose, estão o da Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B) e Pneumocócica 10 valente.

Além disso, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite) e Febre amarela. E ainda, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetra Viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

POLIOMIELITE

Já a vacina contra Poliomielite será aplicada em crianças de um a 4 anos 11 meses e 29 dias, sendo que as crianças menores de um ano de vida, deverão ser avaliadas e vacinadas se necessário, conforme a situação do calendário vacinal.

Portanto, crianças de um a quatro anos 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a “gotinha”, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Contudo, a criança ou o adolescente devem ir até a Unidade de Saúde, acompanhados de um responsável, com a carteira de vacinação, CPF e o Cartão SUS.

COVID-19

Quem tiver 30 anos ou mais, profissionais de saúde e imunocomprometidos já podem tomar a 2ª dose de reforço (4ª dose). A dose está liberada para o público que já recebeu a dose adicional (3ª dose) do imunizante há mais de quatro meses.

Mas as pessoas que não receberam as doses anteriores à dose de reforço, podem procurar uma das unidades abertas neste sábado (27) para garantir a imunização. Por fim, para receber a dose do imunizante, é preciso ter em mãos um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CNH), CPF, Carteirinha de Vacinação e o cartão SUS.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.