22/08/2023



Agronegócio

Paraná vai propor diversificação de culturas para produtores de fumo

imagem-26570

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, abriu ontem, terça-feira (31), Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, webconferência sobre a importância do controle do cigarro para a preservação da saúde. Ele assinou resolução conjunta com a Secretaria da Agricultura (002/2011) que institui um grupo técnico de trabalho para elaborar, em 90 dias, o plano estratégico para reconversão e diversificação da produção agropecuária em propriedades que cultivam tabaco.

De acordo com o Artigo 11 da lei antifumo estadual, os agricultores que se comprometerem a trocar o cultivo de fumo por outra cultura terão prioridade ou preferência no atendimento dos programas da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

O Brasil é líder mundial nas exportações de tabaco e o Sul do País é o primeiro produtor, concentrando 96% da produção. O Estado do Paraná é o terceiro no ranking de estados produtores, com 180 municípios com plantações de fumo. Na região de Guarapuava, muitos municípios têm na cultura do fumo sua principal alternativa de produção para pequenos agricultores. “Com a diversificação de cultura vamos propiciar a mais de 35 mil produtores maior geração de renda e melhores condições de vida”, afirmou Caputo Neto.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo