O presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Amílcar Cabral, recebeu hoje, quarta-feira (01) representantes do Movimento dos Sem Terra (MST) para tratar da cessão de cinco assentamentos administrados pelo Estado – Nove de Julho (Boaventura do São Roque), Abapan (Castro), Colônia Penal (Cascavel), Nova Esperança e Novo Paraíso (ambas de Pitanga) – para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A reunião teve um caráter preparatório, pois na manhã de amanhã, quinta-feira (02), os representantes do MST se reunirão com o governador Beto Richa para discutir como se dará o processo de transição. “Manteremos diálogo com o movimento, pois o Estado tem interesse em agilizar a situação para beneficiar as famílias de assentados”, afirma Cabral.
O coordenador estadual do MST, Paulo Pires, disse que está otimista com os esforços do governo e explica que, a partir da administração do Incra, os assentamentos terão acesso a políticas públicas e financiamentos. “No Paraná, 368 assentamentos já são atendidos pelo Incra, que oferece projetos para a implantação de infraestrutura adequada e escolas”, informa.
Também estiveram presentes na reunião o assessor especial para Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli; o diretor de Terras do ITCG, José Carlos Vieira; e o assessor jurídico do ITCG, Luiz Carlos Pupin. Ao fim do encontro, os visitantes presentearam o ITCG com uma cesta de alimentos produzidos nos assentamentos.