O Ministério da Educação (MEC) anunciou a redução 10.912 vagas dos cursos de bacharelado em Direito de 136 cursos de instituições de todo o País. Em Guarapuava, a Faculdade Guarapuava teve decretada a redução de 96 vagas. A Faculdade Campo Real terá que cortar 40 vagas.
A medida cautelar leva em consideração o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia fatores como a participação dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2009. O Ministério da Educação considera que uma nota “inferior a três (03) pode comprometer de maneira irreversível a formação dos estudantes”. As Faculdades do município tiveram conceitos 1,49 e 1,86, no total de 5. O cálculo de cortes levou em consideração a relação de quanto menor o CPC, maior o percentual de redução
Faculdade Guarapuava
Na manhã desta sexta-feira (03), a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Guarapuava, Edinara Zago Kaminski do Nascimento, explicou que a nota obtida no CPC foi decorrência do período de transição de grupos que passava a Instituição. A coordenadora lembra que “na avaliação do MEC em 2010, a Faculdade teve nota 4”. Edinara acredita que a redução no número de vagas não causa nenhum prejuízo ao curso. “ O fato não reflete de maneira negativa, pois as vagas que temos disponíveis não são preenchidas na totalidade”. A Faculdade Guarapuava podia oferta 240 em seu processo seletivo.
Em 2011, comissão do MEC vai fazer uma nova avaliação, onde levará em consideração o corpo docente do curso, os investimentos feitos e o acervo bibliográfico. Esta nota se soma ao Conceito Preliminar de Curso.