22/08/2023
Cotidiano Mundo

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos na Escócia

A monarca britânica teve o reinado mais longo da história do Reino Unido. Agora, quem assume o trono é o príncipe Charles aos 73 anos

RAINHA ELIZABETH II

A rainha britânica teve o reinado mais longo da história do Reino Unido. Agora, quem assume o trono é o príncipe Charles aos 73 anos (Foto: Reprodução/Getty Images)

A Rainha Elizabeth II morreu na tarde desta quinta (8), no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio ocorreu pelas redes sociais da família real britânica. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”.

Na manhã de hoje (8), o Palácio de Buckingham informou que os médicos estavam preocupados com a saúde da mais longeva monarca britânica. Por isso, ela estava sob supervisão médica, após cancelar a presença remota em uma reunião do Conselho Privado.

Logo todos os filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward estavam no castelo de Balmoral, na Escócia. O príncipe William e o irmão, Harry, também compareceram. Há a expectativa de que o príncipe Harry e a esposa, Meghan, cheguem nas próximas horas. Os dois, no entanto, estão viajando separados.

Com a morte da monarca, o filho mais velho, o príncipe Charles de 73 anos, se torna o mais velho monarca a assumir o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países sob o comando britânico, como Austrália e Canadá. Agora, o novo rei deve participar de uma audiência com o primeiro-ministro e fazer um pronunciamento à nação, além de viajar pelo Reino Unido.

SAÚDE

Desde outubro de 2021, a saúde da monarca é motivo de preocupação, pois foi revelado que ela passou uma noite hospitalizada, submetida a exames médicos que nunca foram detalhados. Dessa forma, a rainha reduziu consideravelmente a agenda, com aparições em público cada vez mais raras e sendo observada caminhando com dificuldade, com o auxílio de uma bengala.

Desde os primeiros problemas de saúde, no entanto, o Palácio de Buckingham falou muito pouco ou emitiu notas contidas sobre o estado de saúde da rainha, sempre se referindo aos problemas como indisposições. Rumores de que a monarca não estava bem ganharam ainda mais força depois dessa terça (6), durante a cerimônia de nomeação da nova primeira-ministra britânica, Liz Truss.

Isso porque na ocasião, Elizabeth II transferiu, pela primeira vez na história, a cerimônia para o Palácio de Balmoral, onde ela estava. Conforme informações, a mão da rainha parecia muito arroxeada.

SUCESSÃO

O príncipe Charles esperou mais tempo do que qualquer um dos antecessores para se tornar monarca. Em fevereiro de 2017, aos 90 anos, Elizabeth ll celebrou o Jubileu de Safira, tornando-se a soberana com o mais longo reinado da história britânica. Na ocasião, a rainha completava 65 anos de trono.

Além disso, a participação da rainha também precisou ser reduzida nas festividades do Jubileu de Platina, série de eventos que celebrou os 70 anos do reinado dela, no início de junho. Além da curta agenda, ela cancelou participação em uma missa durante o evento por se sentir indisposta.

Em 2021, o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morreu aos 99 anos no dia 9 de abril. Ele completaria 100 anos em junho daquele ano.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.