22/08/2023


Guarapuava Política

Comissão de Ética da Câmara afasta Sidão do mandato por 60 dias

Sidão recebeu acusação por extorquir dinheiro de assessora indicada por ele para trabalhar na Fundação Proteger em Guarapuava

Vereador Sidão Oreiko (Foto:Reprodução/Facebook)

Vereador Sidão Oreiko (Foto: Reprodução/Facebook)

A Comissão de Ética da Câmara Municipal de Guarapuava decidiu afastar o vereador Alessandro Oreiko, o Sidão, por 60 dias. O anúncio foi feito pelo presidente da Mesa Executiva, João Napoleão ao Portal RSN, por volta das 16h40 desta sexta (9). Dessa forma, a presidência estuda a possibilidade de chamar o suplente Guto Klosowski para assumir esse período.

De acordo com o presidente, o vereador está sendo penalizado por ter ‘rachado’ o salário de uma pessoa indicada por ele. A mulher trabalha na Fundação Proteger e chegou a registrar boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil. Conforme a denúncia da vítima, o vereador extorquia dinheiro e ela devia depositar na conta de um irmão dele. Além disso, o vereador também a obrigava a comprar cestas básicas, ovos de chocolates, entre outros produtos.

Entretanto, Sidão não é o único vereador que encontra-se na ‘corda bamba’, conforme João Napoleão. Ele assegurou que a Mesa Executiva não vai “passar a mão na cabeça de ninguém”. De acordo com o presidente, há outros vereadores que terão casos analisados pela Comissão de Ética. Inclusive um deles, segundo João, está com o mandato cassado há tempos.

A reunião da Comissão de Ética foi antecipada pelo blog da jornalista Cristina Esteche nesta sexta (9).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo