22/08/2023

Jovem entenda política: é hora de votar

A participação política representa uma ampliação da cidadania e celebra a nossa capacidade de legitimar a democracia representativa em nosso país

2b849e841b3b8059093d02089a890ed0

Voto e eleições (Imagem: Reprodução/Pinterest)

Nove em cada dez jovens afirmam que o voto tem poder para transformar a realidade. Além disso, 64% afirmam que vão votar este ano; 21% ainda não sabem se vão votar ou não; e 15% disseram que não vão votar.

Em fevereiro deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou o menor número de adolescentes com título de eleitor desde a conquista do direito ao voto para essa faixa etária na Constituição de 1988: pouco mais de 13% estavam aptos para votar nas eleições deste ano naquele momento.

Foram feitas campanhas de conscientização e esse número aumentou. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano, o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo. Em março, esse número subiu para 1,050 milhão – ainda abaixo do registrado em 2018 quando 1,4 milhão de jovens entre 15 e 17 anos tinham o título.

A IMPORTÂNCIA DO VOTO

A Constituição de 1988, conhecida como a “Constituição Cidadã”, consolidou o Estado democrático brasileiro. Assim, a participação política representa uma ampliação da cidadania e celebra a nossa capacidade de legitimar a democracia representativa em nosso país. Nesse sentido, devemos votar. Afinal, o voto equipara ricos e pobres de Norte a Sul e fortalece a nossa capacidade de dialogar com a esfera pública.

Após um forte movimento encabeçado por entidades estudantis, a Assembleia Constituinte de 1988 aprovou emenda que instituiu o voto facultativo aos jovens maiores de 16 e menores de 18 anos. O movimento nasceu em decorrência da expressiva participação dos secundaristas e adolescentes nas lutas democráticas dos anos 1980.

Desse modo, a proposta obteve o voto favorável de 355 constituintes, 98 votos contrários e 38 abstenções. Torna-se imprescindível a efetiva participação política da juventude, sobretudo no cuidado de avaliar a história, o programa político, o engajamento na vida política e o comprometimento dos candidatos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.