22/08/2023
Cotidiano

Mania dos anos 80 conquista guarapuavanos

imagem-26707

Por Andrea Alves – O brinquedo que foi sucesso nos anos 80 está de volta nas mãos da garotada. O ioiô voltou a ser um dos principais brinquedos escolhidos pelas crianças na hora de pedirem um presente. E a responsável por este surto em Guarapuava é a equipe Yo-Yo York.

Ela chegou a Guarapuava há duas semanas e vem conquistando adeptos a nova mania. Shows de sala em sala nas escolas municipais, estaduais e particulares têm conquistado os estudantes. Balanço, volta ao mundo, meia volta, cachorrinho, macarronada, estrela, torre e dorminhoco são algumas das manobras. “Mostramos as manobras e também ensinamos a importância do ioiô na socialização e na coordenação motora da criança”, revela Jhoni Rangel.
De acordo com ele, o objetivo é divulgar o ioiô como esporte. “Com a equipe nova estamos há três anos. Já passamos por vários Estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo. Aqui em Guarapuava ficaremos até o final do mês”, afirma.

Rangel estava presente na primeira campanha da Coca-Cola em 1982. Como também em 84, 86 e 95. “Desde a campanha de 1995 eu sobrevivo do ioiô”, conta o craque em manobras.

Cada integrante da equipe Yo-Yo York representa um Estado ou região. O maringaense Ivan Gomes de Siqueira, 28 anos, é o representante do Paraná. “Em 1995 participei do campeonato na minha cidade e fiquei em primeiro lugar, assim, fui convidado a trabalhar na equipe”, conta o campeão paranaense e brasileiro de ioiô.

Ivan revela que a manobra que as crianças mais pedem para ele ensinar é a do cachorrinho passeando, segundo ele, é uma das sete bases do brinquedo. “Tenho contato com crianças, adolescentes, jovens e adultos. Não tem idade para se apaixonar pelo ioiô”, assegura.

Os craques em manobras do brinquedo, como também aqueles que querem chegar lá, se reuniram neste sábado (4), no Superpão Hiper (FOTO) para uma das etapas das competições que irão seguir até o final do mês de junho. As próximas serão nos sábados 11, 18 e 25, no Superpão Hiper, na XV de Novembro (em frente à Regina Papelaria) e na Praça 9 de Dezembro.

A pequena Eloísa, de 6 anos, esteve presente com o seu ioiô de carinha feliz cor de rosa.”Ela insistiu em vir porque adorou a nova moda na cidade. Queria participar para aprender“, conta o pai, Claudio Gertner, que nasceu em 1980, e lembra muito bem das brincadeiras dos ioiôs da Coca-Cola da época.
“Agora não fico mais muito tempo no play station. Divido o tempo para brincar com o meu ioiô”, conta Rafael Alves Nunes, também de 6 anos, que estava acompanhado da mãe Cheila. “Fico feliz em ver o meu filho curtir as brincadeiras do meu tempo de infância. Assim, também posso brincar com ele”, completa.

História do ioiô
O ioiô é um dos brinquedos mais antigo do mundo. A origem dele é um mistério. Grécia, China, Filipinas. Diversos lugares do mundo podem ter sido o berço do ioiô. "Ioiôs" rústicos de barro e de metal já foram encontrados em ruínas gregas de cerca de 2.500 anos. Brinquedos similares eram usados pelos chineses antes disso.

No fim da idade média o ioiô chegou à Europa, onde a nobreza da França e Inglaterra usava o ioiô para relaxar e se afastar um pouco das suas tarefas. Há relatos que afirmam que as tropas de Napoleão se divertiam com ioiôs antes das batalhas. Nessa época, ele era conhecido como l`emigrette ou bandalore.

O ioiô, na sua forma atual, nasceu nas Filipinas, onde é até hoje um brinquedo muito popular.

O Ioiô no Brasil
O ioiô no Brasil, assim como em inúmeros outros países, teve períodos de "febre", onde o brinquedo se tornou mania entre jovens e crianças. Grandes promoções, impulsionadas pelos ioiôs Coca-Cola/Russell, foram feitas em 1982 e 1995. Até então, não havia uma organização independente para o esporte no país.

Em 2002 foi fundada a Associação Brasileira de Ioiô, que passou a ser responsável pela organização de campeonatos no Brasil. Nesse mesmo ano o Brasil teve seu primeiro representante no Campeonato Mundial.
Fonte: Associação Brasileira de Ioiô

Modalidades
1A(Single A) – É a modalidade mais popular atualmente e consiste quase que exclusivamente de manobras de corda.

2A (Double A) – É a modalidade mais clássica, praticada sempre com dois ioiôs, com manobras de loops (voltas e voltas). 

3A (Triple A, AAA) – Uma das modalidades "não ortodoxas" do ioiô. Consiste em jogar dois ioiôs realizando truques de corda.

4A (Offstring, OS) – Outra modalidade "não ortodoxa". É praticada sem prender o ioiô à cordinha.

5A (Freehand, Counterweight, FH, CW) – A última das "não ortodoxas", que juntas são chamdas de "X Division", ou Categoria X. É praticado sem prender o ioiô ao dedo, colocando-se um contrapeso no lugar.

Texto e foto: Andréa A. Alves

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.