Coelhos são animais que possuem uma grande variedade de raça, tamanho, formato e personalidade. Assim, cada qual possui os cuidados específicos de acordo com as próprias características.
Mesmo quando são criados como pets, os coelhos preservam as mesmas necessidades dos semelhantes que vivem na natureza. Por isso, existem algumas informações e regras que são fundamentais para criar um coelhinho com saúde e bem-estar. Confira:
ALIMENTAÇÃO
De forma básica o coelho deve consumir os produtos frescos. Eles adoram a água fresca e limpa e é importante ter o feno sempre disponível. Já as folhas e ração específica para a espécie devem ser fornecidas de acordo com as necessidades nutricionais e orientação de um veterinário.
O feno é o protagonista alimentício na vida do coelho, já que ele ajuda a desgastar os dentes deles e estimular o bom funcionamento do sistema digestivo, por conta da grande quantidade de fibra que contém. Evite dar cenoura e outros tubérculos, pois apesar de gostarem, elas possuem alto teor de glicose.
LAR
É importante que a gaiola seja adequada ao tamanho do coelho, pois eles precisam de um espaço maior para viver tranquilamente. Além disso, é importante deixar o animal solto por algum tempo (seis a oito horas, se possível), pois ele também necessita correr e se exercitar. Mas, ao soltá-lo, fique de olho para que ele não fuja.
CUIDADOS
Por último, mas não menos importante, ao cuidar de um coelho é importante manter a higiene dele e do local onde ele viverá. Assim, mantenha a bandeja da gaiola sempre limpa e troque diariamente o material usado na forração.
Recomenda-se o sabão de coco neutro na higienização, mas também existem desinfetantes específicos para isso. Quanto à higiene do animal, ela deve ser rigorosa. Os coelhos são mais suscetíveis a doenças de pele, como fungos e sarna. Mas, o processo de limpeza deve ser feito a seco.
Dar banho no animal pode favorecer essas doenças, haja vista que a pelagem é muito fina e demora muito pra secar, propiciando a propagação de microrganismos. Assim como os gatos, eles mesmos, por meio da própria saliva, se higienizam.
Por fim, não repreenda o coelho com tapas. Ele não aprende com esse tipo de atitude. Sendo assim, apenas bata palmas e diga não, pois eles também não gostam de sons altos. E lembre-se de levá-lo ao veterinário!
*Com informações: Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet)
Leia outras notícias no Portal RSN.