22/08/2023
Brasil Cotidiano Educação

Inscrições para o Desafio Liga Jovem seguem até 7 de outubro

Ação é destinada a estudantes com idade entre 13 e 18 anos. A competição é feita em todo o Brasil, com foco no desenvolvimento de soluções

desafio-destaque

Inscrições para o Desafio Liga Jovem seguem até 7 de outubro (Arte: Divulgação)

Estudantes do nono ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio podem participar do Desafio Liga Jovem. A competição é feita em todo o Brasil, com foco no desenvolvimento de soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia.

As inscrições são de graça e podem ser feitas até 7 de outubro no site do Desafio. Além de ter idade entre 13 e 18 anos, os alunos devem estar matriculados em escolas públicas ou privadas. Assim como em ONGs, coletivos, movimentos sociais, associações comunitárias, entre outras organizações de todo o Brasil.

Os interessados devem se reunir em equipes formadas por três a cinco integrantes com o apoio de um professor orientador e preencher o formulário eletrônico disponível no site. De acordo com o regulamento, todos os participantes do grupo devem ser da mesma instituição do educador. Cada estudante pode se inscrever em uma equipe, mas não há limite de grupos que um mesmo professor possa orientar.

DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES

Durante a competição, as equipes inscritas participam de missões on-line e presenciais, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria. Assim, haverá conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e empreendedorismo com tecnologia. Ao fim, todos os participantes recebem um certificado de conclusão do curso.

A ideia é que essa formação apoie a criação de soluções para resolver problemas da escola e/ou comunidade em que estão inseridos os participantes. Assim sendo, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias.

Conforme a coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Sonia Shimoyama, o Desafio Liga Jovem tem o potencial de transformar a curiosidade, inerente aos jovens, em ações práticas e criativas.

Experiências como essa geram provocação e reflexões nos alunos. O objetivo é que eles passem a olhar as situações em busca de soluções. Dessa forma, eles começam a realizar atividades práticas e a se experimentar como protagonistas. Percebemos que é um momento importante da vida de cada um deles e que pode proporcionar grande aprendizado.

A iniciativa do Sebrae conta com a parceria do Instituto Ideias de Futuro, responsável pela execução do Desafio.

CRONOGRAMA DO DESAFIO

A primeira etapa ocorre de 7 a 9 de outubro, na Virada Empreendedora, um evento on-line. Durante três dias, os grupos vão participar de atividades compostas por palestras, oficinas e mentorias com a finalidade de apoiar os participantes na criação e no desenvolvimento da solução, bem como na elaboração de apresentação em vídeo do projeto.

Entre os dias 17 e 30 de outubro, ocorre a fase de avaliações, nas quais os alunos recebem mentorias on-line para tirar dúvidas e receber dicas sobre o desenvolvimento do projeto e avaliação do vídeo. Dessa maneira, serão selecionados até 500 estudantes ou 100 grupos para a segunda etapa.

Esses grupos apresentam os projetos na semifinal do Desafio durante a Campus Party Brasil, em São Paulo, de 11 a 15 de novembro, com as despesas pagas pela organização da competição, conforme regulamento. Durante o evento, também terá a grande final com a participação de até 20 grupos mais bem avaliados, que se apresentarão nas bancas finais do Desafio Liga Jovem.

PREMIAÇÃO

Na final, as seis equipes com melhor pontuação, juntamente com o professor ou responsável, serão declaradas vencedoras da competição e vão receber uma viagem internacional para um centro de inovação. Por fim, a viagem terá duração de até 10 dias e com as seguintes despesas pagas: passagens, hospedagens, traslados, alimentação, passeios e monitoria.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo