O bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton participou de um encontro em Roma. O Encontro dos Bispos Passionistas ocorreu de segunda (19) até essa quarta (21). A reunião ocorreu devido ao tricentenário da Congregação da Paixão de Cristo, conhecida “Os Passionistas”, ocorrido em 2020. Após a comemoração ser adiada devido a pandemia, seis bispos e mais de 50 padres puderam participar deste momento.
Além disso, houve a presença de cerca de 50 comunidades passionistas espalhadas pelo mundo. Incluindo, diversos representantes de grupos ligados à congregação. De acordo com Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava, a reunião foi importante para a congregação no mundo.
Primeiro, tivemos um diálogo entre os bispos passionistas e os provinciais, falando sobre a importância da presença dos religiosos nas dioceses. Bem como, a contribuição com o carisma (passionista), através da espiritualidade e da missão, a missionariedade da congregação, e como atualizá-la. Foi uma tarde de oração e reflexão sobre a presença passionista no mundo.
Nessa quarta (22), conforme a assessoria da diocese, os participantes estiveram na Audiência Geral do Papa Francisco, na Praça São Pedro. Encerradas as atividades, os religiosos fizeram uma peregrinação por alguns santuários da Congregação, incluindo o de São Gabriel da Virgem Dolorosa, no Monte Argentário. Esta casa é a primeira casa passionista fundada por São Paulo da Cruz, fundador da congregação.
PASSIONISTAS PELO MUNDO
Atualmente, o grupo masculino da congregação conta com 1850 religiosos, a maioria sacerdotes. Existem cerca de 400 comunidades (províncias) passionistas espalhadas pelo mundo em 56 países e nos cinco continentes. A congregação já ofereceu 76 bispos para a Igreja Católica Romana. De acordo com a assessoria, há apenas 12 bispos que estão vivos e seis participaram do encontro.
Entre os participantes, estavam: Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava e Dom Emery Kibal Nkufi Mansong’loo, bispo de Kole, República Democrática do Congo. Além disso, Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Cachoeiro do Itapemirim e Dom Giulio Mencuccini, bispo emérito de Sanggau, Indonésia. Ademais, Dom Pedro Luis Fuentes Valencia, bispo auxiliar de La Paz, Bolívia e Dom Jesús María Aristín Seco, bispo de Yurimagüas, Peru.
Leia outras notícias no Portal RSN.