22/08/2023
Brasil Política

Eleitor pode baixar só até hoje (1º), o título on-line para a eleição

Conforme o TSE, eleitor tem até hoje para baixar o e-Título e utilizar como alternativa para a versão impressa do documento

título de eleitor digital,e-Título

Conforme o TSE, eleitor tem até hoje para baixar o e-Título (Foto: Agência Brasil)

O eleitor que quiser usar o título na versão digital (e-Título) nas eleições de amanhã (2), tem só até hoje (1º) para baixar o documento. O e-Título, aplicativo disponível gratuitamente, pode substituir o documento impresso com foto para quem cadastrou a biometria junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mas atenção: o eleitor que baixar ou até mesmo atualizar o aplicativo não pode deixar para a última hora. Isso porque esses recursos vão ficar suspensos durante a votação. Depois de fazer o download, é necessário validar o cadastro e liberar o uso do documento. Conforme o TSE, recomenda-se não deixar para a última hora, para evitar possíveis erros com o aumento da demanda que pode sobrecarregar o sistema.

A partir do dia 5 de outubro, os eleitores podem voltar a emitir ou atualizar o e-Título. Para um eventual segundo turno, marcado para 30 de outubro, a emissão do documento digital também ficará suspensa na data. Por fim, o e-Título pode ser baixado em celulares Android e em iPhones.

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo