22/08/2023



Brasil Cotidiano Política

Eleitores devem se atentar a possíveis mudanças no local de votação

A Justiça Eleitoral pede que o eleitor confira a localização da seção antes de sair de casa, mesmo que sempre tenha votado no mesmo lugar

A Justiça Eleitoral pede que o eleitor confira a localização da seção antes de sair de casa, mesmo que sempre tenha votado no mesmo lugar (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Neste domingo (2), os eleitores precisam ficar atentos antes de sair de casa para votar. Isso porque, de acordo com a Justiça Eleitoral, muitos locais de votação mudaram. Os Tribunais Regionais Eleitorais estão recomendando que o eleitor confira a localização da seção antes de sair de casa, mesmo que sempre tenha votado no mesmo local.

Conforme a Agência Brasil, as mudanças ocorrem em todas as Regiões, de Norte a Sul do Brasil. Um levantamento da Agência Brasil mostrou que há alertas de alterações em pelo menos 17 estados e no Distrito Federal. Mas, o mais provável, de acordo com a Justiça Eleitoral, é que haja adequações na distribuição de eleitores em todos os Estados, incluindo o Paraná.

De acordo com a Justiça Eleitoral, as mudanças ocorrem devido a adequações do contingente de eleitores. E, às vezes, por impedimentos estruturais, como reformas ou fechamento de estabelecimentos e prédios.

CONSULTA ANTECIPADA

Para consultar o local de votação com antecedência, o eleitor tem várias opções. A verificação pode ser feita no portal do TSE, na aba ‘Eleitor e Eleições’, na parte superior da página. Em seguida, deve-se clicar na opção ‘Local de votação/zonas eleitorais’.

Para pesquisar, basta preencher algumas informações, como o nome, número do título de eleitor ou CPF. Bem como, data de nascimento e nome da mãe. Feito isso, a página indicará o resultado com o número da zona eleitoral, da seção e o endereço do local de votação.

E-TÍTULO

Outra opção é o aplicativo e-Título, que funciona como via digital do título de eleitor. Pela ferramenta, que está disponível em versões para Android e iOS, basta fazer o login com as informações. E, em seguida, ir em “Onde votar”. Uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, zona e o endereço.

Na maioria dos locais, o aplicativo oferece ainda o serviço de georreferenciamento, indicando em um mapa a localização da seção eleitoral. Vale lembrar que o aplicativo não poderá ser baixado no dia da eleição, devendo ser instalado e configurado ao menos até o sábado anterior ao pleito.

CHATBOT

Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral criou, em parceria com o WhatsApp, um assistente virtual em que o eleitor pode perguntar onde fica o local de votação. Basta enviar um “oi” para o número +55 (61) 9 9637-1078 no WhatsApp. Ou ainda, clicar no link e salvar o contato para receber os conteúdos do bot.

A consulta ao local de votação deve ser feita da seguinte forma: no menu principal, basta clicar em ‘Acesse o Chatbot’ e, em seguida, ver tópicos. Na sequência, dentro de ‘Serviços ao Eleitor’, escolha a opção ‘Local de votação’. A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.

De acordo com o TSE, ao inserir qualquer um desses dados, com a data de nascimento e o nome completo da mãe, o aplicativo apresentará o resultado. “Haverá as informações sobre o domicílio eleitoral (zona, seção, local, endereço e município) e com um mapa que indica, com precisão, o local onde a eleitora e o eleitor devem comparecer para votar no dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições 2022”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo