Os servidores do Ministério Público da União (MPU) entraram em greve hoje, quarta-feira (08), por tempo indeterminado. De acordo com nota divulgada pelo órgão no Paraná, os servidores de todas as cidades do Brasil que contam com uma Procuradoria da República iriam cruzar os braços.
Porém, os 09 servidores que atuam na Procuradoria em Guarapuava optaram em não participar da greve. Uma das alegações dos servidores de Guarapuava por não aderirem é que a paralisação do pequeno número de funcionários iria acarretar em acumulo de serviços com o final da greve.
O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (Sinasempu) alega que os salários dos servidores estão congelados há quase seis anos. A categoria reclama da ausência de ações efetivas do Procurador Geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, para a valorização das carreiras dos servidores do MPU, mesmo com uma mobilização realizada no dia 11 de maio e dos pedidos por uma audiência.
Para o sindicato, foram esgotadas as tentativas de estabelecimento de diálogo com a Procurador Geral da República e com o Poder Executivo. Segundo Eloisa Guerreiro, diretora da Secção Sindical no Paraná, os servidores paranaenses vão ficar pacificamente diante das Procuradorias nesta quarta-feira.
Entre as cidades paranaenses que participam da greve estão Curitiba, Londrina, Campo Mourão, União da Vitória, Foz do Iguaçu, Umuarama, Ponta Grossa, Cascavel e Paranavaí.