22/08/2023
Cotidiano Economia Guarapuava

Dia das Crianças tem maior nível de intenção de compras dos últimos anos

Dados mostram que 74,4% dos paranaenses pretendem presentear na data. A pesquisa também cita tipos de presente, valores e formas de pagamento

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Dados mostram que 74,4% dos paranaenses pretendem presentear na data. A pesquisa também cita tipos de presente, valores e formas de pagamento (Foto: Reprodução/Pexels)

Entre todas as datas comemorativas de outubro, o Dia das Crianças é a mais esperada pela galerinha. Isso porque eles estão esperando ganhar aquele presente aguardado no ano. Conforme um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio/PR) e do Sebrae, a expectativa também se reflete na economia.

A pesquisa mostra que 74,4% dos paranaenses pretendem presentear nesta data. Desse modo é o maior percentual da série histórica da pesquisa, iniciada em 2016. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio/PR, Rodrigo Schmidt, a maior intenção de presentear neste ano no Dia das Crianças pode ser atribuída a vários fatores.

Mas especialmente à maior circulação de pessoas comparativamente aos dois anos anteriores, bem como a percepção de melhora da conjuntura macroeconômica pela população, com o mercado de trabalho em recuperação.

Existe também neste momento uma disposição maior para as celebrações, que ficaram um tanto quanto represadas durante o período mais crítico da pandemia. As crianças, em especial, foram bastante impactadas neste período, mas houve, em termos gerais, um fortalecimento das relações entre pais e filhos. Isso explica esta disposição maior de comemorar esta data tão importante para o varejo nacional, que se traduz em presentes, passeios, promoção de brincadeiras, viagens, aquecendo assim o consumo de bens e serviços.

Em 2021, 65,6% dos entrevistados afirmavam que comprariam presentes no dia 12 de outubro. Entre os indecisos (1,5%) e os 24,1% que não presentearão este ano, mais da metade (58,4%) não possui criança para presentear.

(Arte: Vallery Amanda/Portal RSN)

VALOR DE PRESENTE

O valor do presente é o maior já registrado pela sondagem. O ´valor médio será de R$ 156,58. Na análise por faixa de valores, verifica-se que um terço das famílias vai economizar e gastar até R$ 100 e outro terço vai despender mais de R$ 200. Ao presentear uma criança, os consumidores estão avaliando melhor as opções.

Isso porque a pesquisa afirma que 77,5% procuram se informar sobre o preço do presente. Na busca, 45,7% usam a internet. Entretanto, com o retorno da circulação de consumidores às ruas, 31,8% vão fazer a pesquisa de preços presencialmente.

Pela primeira vez, as lojas de bairro serão o local preferido para as compras dos presentes do Dia das Crianças, com 26,1%. As lojas do Centro das cidades são a escolha de 20,6% dos consumidores ouvidos este ano, enquanto a internet é mencionada por 24,1% e, os shoppings, por 18,9%.

FORMAS DE PAGAMENTO

Os presentes da criançada serão pagos, preferencialmente, à vista, por 61,5%. Isso inclui cartão de débito (28,7%), dinheiro (19,5%) e Pix (13,3%). As compras parceladas no cartão de crédito devem corresponder a 20,1% e, as feitas para o vencimento, 13,3%.

Neste ano os lojistas devem ficar atentos, porque conforme a pesquisa, o atendimento do vendedor vai liderar como o principal fator de influência na decisão de compra, com 23,4%. O preço baixo também pode instigar 21,6% dos compradores. Já a qualidade do produto define 21,3% das compras. Promoções e descontos são decisivos para 13,7% e 8,6%, respectivamente, dos compradores.

(Foto: Reprodução/Pexels)

REDES SOCIAIS

O levantamento mostrou também que as redes sociais exercem grande influência na decisão de compra dos presentes. Em uma escala de 1 a 5, sendo 5 o maior nível de sugestão, 31,9% dos consumidores ouvidos reconhecem que as publicações em redes sociais exercem muita influência nas compras e 12% se enquadram no nível 4 de indução.

Entretanto, parcela considerável diz que Instagram, Facebook, Tiktok e outros exercem pouca influência na decisão de compra, sendo 26,7% no nível 1 e 13% no nível 2.

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Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

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