O loteamento de Guarapuava para candidatos e candidatas à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal foi novidade das últimas eleições. Não que isso seja um fato novo, mas pelo número de postulantes que ‘aterrissaram’ na cidade e no interior, com o apoio de lideranças políticas.
De acordo com os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 512 candidatos a deputado estadual de um total de 902 no Paraná, conquistaram votos do guarapuavano. Isso leva em conta desde o mais votado, o deputado reeleito Ademar Traiano (PSD) com 3.025 votos (3,18%), até aqueles que tiveram um voto. Dos candidatos locais, Antenor Gomes de Lima (PT) foi o campeão na preferência do eleitorado. Ele obteve 25.156 (9,09%).
Já para deputado federal, 431 candidatos de outras Regiões de um total de 632 no Paraná tiveram votação no Terceiro Planalto. A campeã de votos foi a petista Gleisi Hoffman com 7.669 votos (8,09%). Já das candidaturas locais à Alep, a vereadora Professora Terezinha, também do PT, liderou os votos dos guarapuavanos com 8.163. Esses números chamam a atenção porque é a primeira vez que três candidatos do PT estão no topo dos mais votados em Guarapuava. Já para a presidência, Bolsonaro liderou com 47% dos votos, contra 45,52% de Lula.
ABSTENÇÕES, NULOS E BRANCOS
Outro fato que chama a atenção se refere ao número de abstenções, 24.948 (18,87%). Já os votos brancos somaram 8.759 (8,17%) contra 3.462 (3,23%) anularam os votos.
Conforme o resultado das urnas, Guarapuava não conseguiu aumentar a bancada estadual. Isso porque o município continua com três deputados: Antenor Gomes de Lima, Artagão Junior e Cristina Silvestri. Ou seja, Dr. Antenor vai ocupar o vácuo deixado pelo ex-deputado Bernando Ribas Carli (já falecido) na cota de Guarapuava na Alep.
Por fim, em relação à Câmara Federal, o município continua sem um representante local na esfera política em Brasília.
Leia outras notícias no Portal RSN.