22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Só em agosto, radares autuaram quase dois mil veículos em Guarapuava

As autuações vieram dos 16 radares instalados na cidade. Nessa quarta (5), a Setran instalou mais três novos pontos, totalizando 19

Os novos dispositivos passam a operar em 44 dias (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

As lombadas eletrônicas instaladas em ruas de Guarapuava autuaram 1.903 veículos apenas durante o mês de agosto. Com 16 pontos monitorados na cidade, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran) instalou mais três radares nessa quarta (5) que devem passar a autuar em novembro.

Conforme a Setran, as multas ocorrem após passagem durante sinal vermelho, excesso de velocidade, além da permanência nas faixas de cruzamento. Os novos controladores de velocidade ficam nos cruzamentos na rua Vicente Machado com a rua Comendador Norberto, na rua Guaíra com a Capitão Rocha e na Professor Becker com a Saldanha Marinho.

Antes da instalação, técnicos da Secretaria fizeram estudos sobre as necessidades dos locais com maior fluxo de tráfego. Desta forma, a velocidade limite será padrão para todas as mudanças, de 40 Km/h.

Dessa forma, a cidade conta atualmente com 19 pontos de fiscalização eletrônica de trânsito. Em agosto, os aparelhos registraram a passagem de 3.724.507 veículos. Portanto, desses veículos, cerca de 0,05% não respeitaram as regras e receberam advertência. Ou seja, 1.903.

MULTAS

Conforme o secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos, nem todos os motoristas recebem multas. Aqueles veículos que passam até 20% acima da velocidade permitida recebem apenas advertência. Assim como aquele motorista que não cometeu infrações nos últimos 12 meses.

Além disso, não há inclusão de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o secretário, os veículos que recebem apenas notificação são aproximadamente 70% do total de atuações.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.