22/08/2023



Saúde

Setor de radioterapia é próxima meta do Hospital São Vicente

 

 

 

Mesmo ainda não sendo oficializado e nem recebendo recursos públicos suficientes para sua manutenção, o Hospital São Vicente de Paulo já se tornou um hospital de atendimento regional. Nos últimos meses, o hospital absorveu a estrutura de outras duas casas hospitalares que funcionavam em Guarapuava e que fecharam as portas, mas sem ter recebido maior investimento por parte de órgãos governamentais para melhorar suas condições para receber essa demanda sem prejuízo à estrutura já existente.
 
Nos últimos meses têm se intensificado as discussões em torno da oficialização do Hospital São Vicente e um hospital regional. Com a mobilização da provedoria e de autoridades de Guarapuava, o governo do Estado já manifestou a intenção de investir ainda em 2011 cerca de R$ 5 milhões na estrutura do hospital, entre reformas, ampliações e aquisição de novos equipamentos. Na avaliação do deputado estadual César Silvestri Filho, o projeto de regionalizar o atendimento do São Vicente vem de encontro à filosofia da atual administração estadual. “O governador tem deixado bem claro que não irá construir novos hospitais, mas que irá investir em estruturas já existentes, transformando-as em pólos de referência no atendimento à saúde da população. Nesse sentido, concentramos esforços e conseguimos viabilizar os recursos para a adequação do São Vicente para essa nova realidade de atendimento a que irá se integrar definitivamente com a regionalização”, destaca o deputado.
 
Radioterapia
 
A atual provedoria do Hospital São Vicente já vislumbra novas metas a partir da efetivação dos investimentos de reformas e ampliações. De acordo com o provedor, Dr. Antonio Cezar Ribas Pacheco, a meta é implantar, numa próxima fase, um setor de radioterapia no hospital. “São necessários mais investimentos de cerca de R$ 1 milhão, mas isso será fundamental para que a população não tenha que deslocar a outros municípios para realizar o tratamento. Além do problema de saúde, a população ainda sofre com o deslocamento. Com a nova estrutura que deve estar concluída ainda este ano, passaremos a viabilizar essa meta e implantar o setor de radioterapia no São Vicente”, afirma Pacheco.
 
O que é radioterapia
 

A radioterapia é um tratamento que utiliza radiações ionizantes. Nos últimos anos, esta modalidade sofreu profundas modificações. As avançadas e precisas técnicas para a administração das doses que são realizadas em modernos equipamentos com alta tecnologia, aliadas a cálculos complexos, feitos por físicos sob orientação dos radioterapeutas, têm como objetivo evitar a exposição do paciente à radiação.

Como numa tentativa de "desviar" dos tecidos e órgãos sadios, atingindo com muito mais precisão o tumor que deve ser destruído, a integração da equipe e os avanços no conhecimento radiobiológico são, também, fatores que contribuem para a diminuição dos efeitos colaterais. Se considerarmos que, hoje, aproximadamente 2/3 dos pacientes com câncer devem fazer radioterapia em alguma etapa do tratamento oncológico, esta é uma preocupação, no mínimo, importante.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo