O Paraná abriu inscrições para engenheiros e arquitetos para programa de residência técnica em Guarapuava e outras cidades do Estado. São 24 vagas para profissionais recém-formados em Arquitetura e Urbanismo. Além disso, 65 vagas de Engenharia Civil. Os candidatos poderão ingressar no Programa de Residência Técnica em Projetos e Obras Públicas (Restec POP).
As vagas são para os municípios de Guarapuava, União da Vitória, Ponta Grossa, Curitiba entre outros municípios previstos no edital. As inscrições seguem até 27 de outubro pelo site. De acordo com a Agência Brasil, o pagamento da taxa de inscrição de R$ 150 pode ser feito até 28 de outubro. O programa terá ênfase em edificações e em infraestrutura viária de transportes.
SOBRE O PROGRAMA
Idealizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), os programas de residência técnica se assemelham aos trainees da iniciativa privada. Desse modo, direcionados a profissionais graduados nos últimos três anos. Os residentes recebem bolsa mensal no valor de R$ 1,9 mil, mais auxílio-transporte.
A coordenadora-geral do programa na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professora Gabriela Mazureki Campos Bahniuk, ressalta a importância da qualificação contínua dos quadros técnicos do Estado.
A proposta desse programa é contribuir para a promoção de serviços públicos mais eficientes para a população paranaense, proporcionando tecnologia e inovação nos segmentos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, além do aperfeiçoamento contínuo nas áreas de edificações e infraestrutura viária de transportes.
SELEÇÃO
O processo seletivo consiste em uma prova objetiva presencial, aplicada em 13 de novembro pela manhã, em Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, simultaneamente. De caráter eliminatório e classificatório, a prova será composta por 30 questões objetivas de igual peso.
Assim sendo 20 questões na área específica e 10 referentes ao módulo básico comum, conforme conteúdo programático e referências disponíveis no edital. Os candidatos terão até três horas para responder as questões e preencher o cartão de respostas.
Conforme a Agência Estadual de Notícias, no ato da inscrição, os interessados devem optar pelas cidades onde pretendem fazer a prova. Bem como, os municípios nos quais têm interesse em desenvolver a residência, de acordo com os polos descritos no edital. Conforme o edital, o ensalamento será publicado até 7 de novembro, no site do processo seletivo. O resultado final da seleção estará disponível na mesma página, no dia 24 de novembro.
ATIVIDADES
A Restec POP terá duração de dois anos, com previsão de carga horária de 30 horas semanais (de segunda a sexta) para atividades práticas. Além disso, 500 horas em disciplinas do curso de especialização, na modalidade de ensino a distância (EAD), pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
No momento da admissão, os residentes não poderão ter vínculo de emprego nem receber bolsa subsidiada com recursos do Tesouro do Estado. Por fim, o ingresso no programa não caracteriza emprego formal e também não gera vínculo empregatício de qualquer natureza com a administração pública estadual.
Leia outras notícias no Portal RSN.