A igreja matriz São Mateus, de São Mateus do Sul, foi alvo de um ato de vandalismo, intolerância religiosa e desrespeito nessa segunda (10). Várias imagens de santos foram quebradas de dentro da igreja. Conforme informações de um dos padres da paróquia, o vandalismo aconteceu na hora do almoço.
Acreditamos que isso aconteceu entre 11h45 e 12h30, e quem fez isto fechou a porta da igreja para ninguém ver, pois a igreja sempre fica aberta para as pessoas rezarem. Escutamos certo barulho e logo alguém correu nos informar do acontecido.
O fato causou revolta, principalmente entre os católicos. De acordo com a Pastoral de Comunicação (Pascom) da paróquia, 28 imagens ficaram destruídas. Inclusive imagens da sala dos santos, do batistério, a imagem do Sagrado Coração de Jesus e da Padroeira Nossa Senhora da Assunção.
Contudo, conforme o padre Diego Ronaldo Nakalski, o sacrário onde fica Jesus Eucarístico não foi violado e também não foram danificadas as imagens do Anjos. “Estamos muito tristes mas já estamos tomando as devidas providências, analisando as imagens das câmeras”.
Quem destruiu as imagens sacras saiu da igreja sem levar nada. O vandalismo está sendo investigado pelas autoridades policiais. A Polícia Civil analisa as imagens de câmeras de segurança do pátio da igreja e de comércios próximos.
NOTA OFICIAL
Dom Walter Jorge, bispo diocesano de União da Vitória, emitiu uma Nota Oficial, na qual se solidariza com os fiéis da Paróquia São Mateus, bem como com todos os fiéis católicos diocesanos. Na Nota, o bispo diocesano também exorta a todos para que, mesmo diante de tão grande profanação, os fiéis tenham e alimentem em si os mesmos sentimentos tidos por Jesus Cristo, que na cruz morreu por todos, mostrando exemplo de amor e misericórdia.
Além disso, que não alimentem no coração sentimentos de ódio e de divisão, muito latente nos tempos atuais. Contudo, espera e deseja que o caso seja bem apurado e o mais elucidado possível, para que a pessoa responsável “possa responder de modo adequado pelos atos que cometeu e para que outros atos semelhantes a este não venham a acontecer mais”.
Ao final da Nota, mais uma vez Dom Walter Jorge se coloca solidário aos fiéis e manifesta votos de em breve os encontrar para em uma celebração fazer um ato religioso de preces e reparação pelo mal cometido e sofrido na igreja que tem como padroeiros São Mateus e Nossa Senhora da Assunção.
A Missa de Reparação pela profanação se dará nesta terça (11) às 19h, na igreja matriz São Mateus.
(*Com informações da Diocese de União da Vitória)
Leia outras notícias no Portal RSN.