Apesar do descrédito em relação ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), causada pelo erro de impressão do gabrito e o furto das respostas no ano passado, o número de alunos que prestará a prova em 2011 deve ser maior. O Inep estima que 6 milhões de estudantes irão fazer as provas que acontecem nos dia 22 e 23 de outubro. No ano anterior foram 4,6 milhões de inscritos.
Em Guarapuava, a vontade de ingressar no curso de medicina supera a desconfiança da aluna Ana Clara Viera Alexandre. “Fico com medo de dar problema novamente na prova e as pessoas serem injustiçadas. Mas apesar da confusão tenho que ir bem para entrar em uma universidade”, diz. Ana comenta que o ponto mais vulnerável na aplicação da prova está na questão da fiscalização. “Muitas pessoas foram ao banheiro na hora da prova e utilizaram aparelhos eletrônicos”, afirma a estudante.
O diretor do Colégio Fera, Eduardo Araújo, ressalta que a prova promove uma democratização no Ensino Superior, que o aluno que está em Guarapuava pode concorrer a uma vaga em uma instituição no norte do país. Entretanto, o professor acha que o processo deveria ocorrer de maneira mais padronizada. “As provas têm que ser aplicadas com as mesmas exigências em todo o país. Alunos me contaram que fiscais tinham comportamentos diferentes nos colégios. Falta padronização”, diz o professor.
Com o resultado da prova, os alunos que se inscrevem no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), podem escolher vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. Em 2010, 83 mil vagas foram ofertadas em 83 instituições. Este ano 43 universidades federais confirmaram que vão utilizar o Enem 2011 para o ingresso em seus cursos de graduação. “Tivemos que trabalhar a desconfiança dos alunos e mostrar para eles a importância do processo, pois pode garantir uma vaga no ensino superior”, explica Eduardo Araújo.
Prazo para inscrições
Terminam amanhã, sexta-feira (10), às 23h59, as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio 2011. As inscrições podem ser feitas somente na página eletrônica www.inep.gov.br. O valor é de R$ 35,00 para os alunos que terminaram o ensino médio ou estão cursando em escolas particulares. Estão isentos os alunos que concluíram o ensino médio em 2011 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.