Por causa das fortes chuvas, Francisco Beltrão se encontra alagada nesta quarta (12). Até agora, a Defesa Civil registrou duas mil pessoas afetadas por enxurradas no município, além de 100 pessoas desalojadas e outras 50 sem abrigo.
De acordo com as informações, os bombeiros estão atendendo as Regiões com pessoas desabrigadas e recomendam para que os moradores de Regiões próximas de rios e córregos deixem as residências em segurança, antes que alaguem.
Em Dois Vizinhos, a situação também está crítica, conforme a Defesa Civil. Isso porque os números mostram que mil pessoas estão desalojadas e 30 desabrigadas, assim, 1.030 moradores acabaram afetados. Inclusive, a equipe precisou atender 280 casos de casas danificadas.
DESAPARECIMENTO
Já em Pato Branco, duas crianças de seis meses e sete anos estão desaparecidas, após um carro ser arrastado por uma correnteza. O caso aconteceu ontem (11), na localidade de São Miguel Cachoeirinha, que fica distante 18 quilômetros do Centro de Pato Branco. As buscas ainda estão em andamento.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as crianças estavam no carro com os pais. Mas ao tentar atravessar um córrego, o carro acabou arrastado pela água, e as crianças desapareceram na correnteza. As equipes localizaram o veículo, porém as crianças não estavam nele. Os pais conseguiram sair do carro, no entanto não há informação sobre o estado de saúde deles.
Além disso, Pato Branco registrou 200 pessoas afetadas pelas enxurradas, com quatro desabrigados e 50 casas danificadas.
Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em Francisco Beltrão e Pato Branco, as chuvas de outubro ultrapassaram a média histórica do mês. Em Francisco Beltrão já são 287,6 milímetros em 11 dias, frente a uma média de 229 milímetros, e em Pato Branco as precipitações atingiram 263,2milímetros (média de 233 milímetros).
SITUAÇÃO NO ESTADO
No Paraná, 24 municípios enfrentam problemas com as chuvas, seja de enxurradas, alagamentos ou falta de energia. No total, os dados da Defesa Civi mostram que o Estado teve 4.413 pessoas diretamente afetadas. Há 455 casas danificadas, 151 desabrigados, 1.261 desalojados.
Já entre os municípios de Itapejara d’Oeste e Coronel Vivida, na Região Sudoeste, a Copel declarou, no início da noite dessa terça (11), estado de emergência na Central Geradora Hidrelétrica Chopim I, instalada no rio Chopim.
Além disso, as fortes chuvas que atingiram a Região elevaram o nível do rio acima da capacidade máxima do reservatório. Por isso, as equipes da Copel e da Defesa Civil orientam moradores a deixarem, preventivamente, locais próximos ao rio abaixo da barragem de Chopim I, pelo risco de inundação.
(*Com informações Portal G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.