Cães, gatos e peixes não são os únicos animais que podemos manter em nossas casas. Saiba que existem outras opções de pet por aí – algumas bem peculiares. Antes de dar uma olhada na nossa lista de alguns dos animais de estimação não convencionais, vale um alerta: muito cuidado ao escolher animais selvagens.
Alguns animais, como a tartaruga-tigre-d’água, o jabuti-piranga, a jiboia e a iguana, precisam de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Porquinho-da-índia
Porquinhos-da-índia são roedores pequenos, mas ainda assim maiores que os hamsters. Um adulto pode atingir 50 cm de comprimento, 13 cm de altura e pesar até 1 kg. Além de maiores, eles vivem mais do que os hamsters: entre 6 e 8 anos.
Existem cerca de 13 raças de porquinhos-da-índia, que podem ser encontrados em diversas cores, como o marrom, o preto e o creme. São animais bastante sociais e ativos, inclusive durante o dia.
Tartaruga-tigre-d’água
Esta tartaruga vive em ambientes de água doce, como rios, lagoas e pântanos na Argentina, Uruguai e Brasil. Também é conhecida como tartaruga verde-amarela por causa da cor das manchas em seu corpo. Na fase adulta, pode atingir um comprimento de 25 cm. É onívora (come alimentos vegetais e animais) e pode viver até 30 anos.
Furão
O Mustela putorius furo, espécie de furão usada como animal de estimação, é conhecido pelo corpo fino e alongado: os machos, que são maiores, têm entre 38 e 41 cm de comprimento (sem a cauda). Se bem cuidados, podem viver de 6 a 10 anos.
Por fim, eles são excelentes animais de estimação. Além de serem afetuosos e curiosos, têm muita energia para gastar. Por isso, ter um em casa requer bastante dedicação do tutor, que precisa pôr o bichinho para se exercitar.
Leia outras notícias no Portal RSN.