Guarapuava vai sediar entre os dias 23 e 26 de junho, a 3ª edição das Engenharíadas Paranaense, evento que reúne instituições de ensino superior do Sul do país para a disputa de 21 modalidades esportivas.
Cerca de três mil pessoas, de 18 faculdades, devem participar do evento, movimentando a rede hoteleira, restaurantes, lanchonetes, farmácias, o transporte coletivo e taxis. Para Batista Franco, diretor da Euphoria Eventos, empresa responsável pela organização dos Jogos, nos quatro dias de competição o dinheiro que deve circular em Guarapuava pode passar de R$ 1,5 milhão. “As pessoas gastam bastante com comida e bebida, isso é bom para restaurantes e lanchonetes. O evento também movimenta bastante dinheiro para os taxistas”, explica Batista. Além de movimentar essa quantia de dinheiro, o Engenharíadas pode gerar cerca de 300 empregos temporários. “Toda a parte de segurança, som e iluminação é daqui do município”, lembra o diretor.
A organização também realiza um trabalho com as instituições filantrópicas da cidade sede. Entre os participantes serão coletados alimentos não perecíveis e encaminhados à Provopar de Guarapuava. “Devemos arrecadar cerca de dez toneladas de alimentos. Entregamos as doações para a Provopar que fica encarregada de distribuir entre as entidades da cidade”, diz Batista.