22/08/2023
Cotidiano

População não comparece para discutir orçamento municipal de 2012

imagem-26936

 

Poucas pessoas estiveram na audiência pública para apresentação e discussão sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012, realizada nesta tarde, sexta-feira (10), às 14h, na Câmara Municipal de Guarapuava. A participação popular era fundamental, pois a comunidade poderia contribuir no direcionamento dos investimentos públicos.

 

O Secretário Municipal de Finanças e Planejamento, Antonio Leocádio de Souza Pupo, diz que existe uma falta de interesse de alguns setores da comunidade em acompanhar audiências públicas. “Alguns órgãos da sociedade poderiam participar mais”, fala o secretário. Para o presidente do Observatório Social de Guarapuava, José Abel Brina Olivo, o motivo das cadeiras vazias nas reuniões é ocasionado pelo horário impróprio em que as audiências são realizadas. “ O horário das 14 horas não permite a ampla participação da população. É um horário comercial onde grande parte da sociedade está trabalhando”, observa o presidente.

 

O número de vereador que estava presente também foi pouco, apenas três. O vereador Antenor Gomes de Lima explica que não compareceu ao evento, pois estava trabalhando. “Essas audiências são importantes, mas os horários são incompatíveis. Temos que repensar essa questão”, menciona o vereador. Leocádio lembra que o problema não é o horário, pois várias vezes foi mudado o horário das sessões da Câmara e mesmo assim a população não comparece. “Quando tem um jogo de futebol as pessoas largam tudo para irem assistir”, comenta.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.