O câncer de mama é uma doença que acomete milhares de mulheres no mundo inteiro e, apesar de ser um fardo pesado, as chances de recuperação são altas com o diagnóstico precoce. Por isso, é tão importante o mês de outubro, por conscientizar muitas mulheres.
Pensando em trazer uma pontinha de esperança à batalha respeitável de todas aquelas que enfrentam o problema, você vai se inspirar, em meio ao Outubro Rosa, em cinco famosas que também carregaram esse fardo e tiveram uma vitória linda.
PATRÍCIA PILLAR
A atriz descobriu o câncer de mama em 2001 e é um exemplo de superação para todas as brasileiras. Durante o tratamento, Patrícia continuou trabalhando e ainda se envolveu em assuntos políticos de nível nacional.
Patrícia fala até hoje das dores e dificuldades da doença, mas reconhece que cada mulher encontra o melhor jeito de lidar com ela, seja enfrentando abertamente e falando sobre, ou até mesmo, convivendo sozinha.
ELBA RAMALHO
A cantora paraibana foi diagnosticada com câncer de mama em 2010. Desse modo, ela procurou auxílio médico quando notou mudanças hormonais no corpo, como o crescimento acelerado de pelos. Além disso, ela notou que um cisto no seio, o qual ela já carregava há anos, havia mudado de forma e tamanho.
No caso de Elba, o câncer era hormonal e foi diagnosticado cedo, o que facilitou o tratamento e deu mais chances de ser eficiente. Não foi necessário fazer sessões de quimioterapia e a retomada de uma rotina saudável e o equilíbrio emocional ajudaram muito a cantora.
JANE FONDA
Atriz, escritora e ativista política, Jane Fonda removeu um tumor na mama em 2010. Atualmente, Jane é estrela da série Grace e Frankie, na qual deposita um mix de profissionalismo e humor no papel.
O caso da atriz é um daqueles que valem a pena expor por aí: por obter um diagnóstico precoce, o tratamento foi menos invasivo e a recuperação, mais tranquila. Isso é muito importante para se recuperar da doença.
WANDA SYKES
A comediante norte-americana passou por uma dupla mastectomia em 2011 devido a um tumor de grau zero. Apesar de não oferecer risco a curto prazo, Wanda preferiu não arriscar e realizar o procedimento mesmo assim, já que há casos de câncer de mama no histórico familiar.
Lidando com muito humor, a atriz ressalta como o problema deve ser levado a sério e que, por meio da prevenção, muita coisa pode ser evitada. Você não precisa tomar a mesma iniciativa que ela, mas o caso serve para observar que é possível prevenir e que existem saídas.
ANA FURTADO
Mais um exemplo de uma mulher forte que é, também, uma vencedora. A atriz e apresentadora Ana Furtado foi a público com o diagnóstico de câncer de mama e, com muita comoção, falou da importância do autoexame, que foi o pontapé inicial do processo.
A apresentadora passou por sessões de quimioterapia e se sentiu confortável o bastante para expor essa rotina, já que isso pode, inclusive, trazer mais força às mulheres que enfrentam a doença no anonimato. Assim, muitas mulheres agradeceram a apresentadora pela coragem e inspiração.
Por fim, se toque, faça o preventivo periodicamente e converse com médicos a respeito de qual tratamento será melhor para você, se esse for o caso.
Leia outras notícias no Portal RSN.