Ordem 'Filhas de Jó' comemora 15 anos neste sábado em Guarapuava
22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Ordem ‘Filhas de Jó’ comemora 15 anos neste sábado em Guarapuava

Ordem paramaçônica promove jantar festivo no espaço 'Espaço Fiori' para 400 pessoas. E há poucos convites à venda

filhas de jó4

Bethel Ametista (Foto: Divulgação)

Neste sábado (22) o dia vai ser de comemoração para a Ordem Paramaçônica ‘Filhas de Jó’, Bethel nº 5 Ametista, em Guarapuava. Para festejar 15 anos de trabalhos voltados à solidariedade e ao amor, a Irmandade se reúne em jantar festivo. Conforme Sabrina Tavares, que integra a Ordem, o local escolhido foi o ‘Espaço Fiori’, a partir das 19h.

“Trata-se de um jantar para 400 pessoas’. Ainda há convites disponíveis e o valor é de R$ 100. Sob a responsabilidade da ‘chef’ Lorena Lacava, o ‘buffet’ promete não deixar nada a desejar. Entretanto, as solenidades vão começar às 11h na Casa da Amizade. Nesse horário uma cerimônia celebra os 15 anos da Ordem, organizada pelas jovens acima de 20 anos, classificadas como ‘maioridade’.

“É a cerimônia Ametista Preciosa’. Outra solenidade, sob organização das meninas, vai ser a cerimônia ‘Nosso Universo Ametista’.

Momento sagrado (Foto: Divulgação)

 A ORDEM

Com 19 membros em atividade em Guarapuava, a Ordem ‘Filhas de Jó’ é uma entidade sem fins lucrativos. Destina-se a meninas entre 10 e 20 anos, com o objetivo de desenvolvimento pessoal e em grupo. Nesse estágio elas são consideradas membros ativas. Ou seja, participam de reuniões, ações de filantropias e fraternais, estudos sobre virtudes.

A meta é o aperfeiçoamento do caráter, por meio do desenvolvimento moral e espiritual encontrados nas Sagradas Escrituras. Inclui-se aí a lealdade para com a bandeira do país, do amor filial e do serviço à comunidade. A partir dos 20 anos se tornam ‘maioridade’.

De acordo com Sabrina Tavares, a Ordem baseia-se nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de Jó. Assim sendo, leva em consideração, a paciência dele perante os desafios e provações pelos quais teve de passar. O nome desta Instituição paramaçônica se refere às três filhas de Jó: Kézia (fé), Jemima (pureza) e Keren-Happuck (triunfo da fé), que são citadas na Bíblia como as “mulheres mais justas de toda a Terra”.

HIERARQUIA

Participantes e a realeza (Foto: Divulgação)

Embora seja ligada indiretamente à Maçonaria, as participantes necessariamente, não precisam ser filhas de maçons. No entanto, devem ter ‘patrocínio’ de um maçom. Elas se reúnem num espaço chamado Bethel ou ‘lugar sagrado’, sempre acompanhadas por um Conselho Guardião. Por eles passam todas as decisões que as Filhas venham a tomar e aconselhando da melhor maneira, para o bem de todo o Bethel. Os membros do conselho guardião é composto por tios maçons e esposas deles.

Assim como as Lojas Maçônicas possuem um Venerável Mestre ou o Capítulo Demolay possui um Mestre Conselheiro, as Filhas de Jó também possuem uma Honorável Rainha. Conforme informações levantadas pelo Portal RSN, ela representa a Filha mais velha de Jó. Fica ao encargo dela presidir todas as reuniões do Bethel.

Esse espaço é composto pela Tríade, que representa as três filhas de Jó. Ou seja, a Honorável Rainha, 1ª e 2ª Princesas, a linha sucessória, composta pela Tríade e mais os cargos de Guia e Dirigente de Cerimônia, além de outras classificações. Em Guarapuava, a Honorável Rainha é a jovem Gabriela Puquevis.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.