22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Sanepar diz que consumo prejudica abastecimento em Guarapuava

Ontem (27) a Sanepar já tinha informado a falta de água. Agora, mais de 50 locais podem ser afetados nesta sexta (28) e sábado (29)

torneira-sem-água-cano

Conforme a Sanepar, a falta de abastecimento pode afetar 50 locais (Foto: Reprodução/Freepik)

Ontem (27) a Sanepar informou que o abastecimento de água em Guarapuava seria normalizado gradualmente até a noite desta sexta (28). No entanto, hoje, a empresa já avisou de forma preventiva, que devido ao consumo reprimido muito acima do registrado para o período, pode haver falta de água e/ou oscilação de pressão na rede nesta sexta (28) e no sábado (29), a partir das 14h.

Conforme a companhia, o abastecimento deve normalizar, de forma gradativa, no período da madrugada. O motivo seria as altas temperaturas, e porque após cessarem as chuvas intensas e contínuas, a população tem utilizado a água tratada para lavagens e limpeza pesadas. Sendo assim, a Sanepar orienta que a água tratada deve ser priorizada para higiene e alimentação.

Reduza e reutilize. Use a água da lavagem de roupas para lavar pisos e calçadas. Use a água do enxágue para regar plantas. Reduza o tempo de banho. Feche as torneiras ao ensaboar a louça, ao fazer a barba e ao escovar os dentes.

BAIRROS

Nesta sexta (28) podem ser afetados os seguintes locais: parte do bairro Santana, Virmond,
Kennedy, Alto da XV, Rouxinol, parte do bairro Adão Kaminski. Além do Morro Alto, Cristo Rei, São Cristóvão, Santo Antônio, Residencial 2000, Estrada Caetano Lima, parte da Vila Carli e Região da Rodoviária.

Incluindo também, os bairros Bonsucesso, Parque das Árvores, Conradinho, Cristo Rei, Primavera, Vila Rebouças, Cidade dos Lagos até a divisa do Shopping. Sem deixar de acrescentar o bairro Boqueirão, Matos Leão, Rouxinol, Loteamento Santa Maria, Recanto Feliz, PIG, Industrial, Apae Rural, Vila Karen e na BR-277, próximo à trincheira.

Já neste sábado (29) o abastecimento pode ficar comprometido na Vila Carli, Xarquinho, Atalaia, Paz e Bem, Jardim Municipal, Cidade dos Lagos e Bairro das Cerejeiras. Bem como, Vila São Vicente, Pinheirinho, Aeroporto, Colibri, Lixão e Vila Bela. Como também, Zagonel, Guaíra, Continental, Planalto, Vassoural, Tancredo Neves, Avenida Sumaré, Eduardo Chaia, Ayrton Senna e Jardim Carvalho.

RECOMENDAÇÕES

Podem ficar sem água, principalmente, os clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada casa deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24h. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

Desse modo, a Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. Mas para quem precisar de falar com a empresa, o Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de matrícula.

Por fim, para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo