Estudantes do curso de Turismo da Unicentro fizeram uma visita técnica à comunidade Campina dos Morenos, que é remanescente quilombola e fica localizada no município de Turvo, no Paraná. A viagem fez parte de uma atividade prática da disciplina de Turismo de Base Local, ministrada pela professora Elieti Fatima de Goveia. Esse tipo de turismo busca fortalecer a economia e a sustentabilidade das comunidades.
Conforme a professora, o passeio complementa a disciplina. “Assim escolhemos a comunidade quilombola do município de Turvo, para que os alunos tivessem a oportunidade de conhecerem um pouco a história dessa comunidade”.
Na Comunidade dos Morenos, os moradores movimentam o turismo por meio de trilhas ecológicas e venda de produtos orgânicos. Além disso, visitações guiadas em locais importantes para a história quilombola da Região.
De acordo com o acadêmico Lucas Antoszczyszyn, a importância do resgate histórico das comunidades quilombolas. “Então, a gente pode perceber os vestígios e os resquícios daqueles sujeitos históricos que, por muito tempo, foram ocultados até mesmo de sua própria história e encontraram ali [na comunidade] um refúgio”.
Por fim, as atividades turísticas da comunidade remanescente quilombola Campina dos Morenos são organizadas em parceria com a rede colaborativa Gralha Azul, que fomenta o turismo de comunidades locais no município de Turvo.
Leia outras notícias no Portal RSN.