Se sentir incomodado ou com medo do barulho dos fogos de artifício é bem comum nos felinos, já que a audição deles é, em média, três vezes mais aguçada que a nossa. Mas, afinal, como acalmar gatos com medo de fogos?
A verdade é que o barulho dos fogos não só incomoda os gatos, mas pode, em alguns casos, gerar dor e/ou desconforto neles. Assim, sempre lançados em momentos imprevisíveis para eles. Aliás, até nós humanos costumamos nos assustar em algumas situações.
Procurar um local para se esconder e fugir desse barulho é um comportamento esperado entre os felinos. Agora, se o gato apresenta sinais como:
- Respiração ofegante (chamamos de hiperventilação, eles fazem isso com a boca aberta);
- Salivação excessiva;
- Vômitos;
- Tremores intensos;
- Convulsões.
Ele infelizmente já apresenta não só medo, mas fobia. E a fobia por barulhos como os fogos precisa de tratamento imediato.
COMO MINIMIZAR
De acordo com a médica veterinária Isabela Zitti, os gatos devem ser treinados desde filhotes, principalmente no período que chamamos de socialização ou período sensível. “Esse momento ocorre entre segunda e oitava semana de vida, que é o período de maior aprendizagem deles”
Além disso, outras opções são utilizar feromônios sintéticos ou em casos mais graves, entrar com alguns medicamentos como os psicofármacos, para auxiliar em todo esse processo.
Contudo, esses medicamentos não agem de um dia para o outro. Também não existe nenhum medicamento milagroso para acalmar o gato na hora dos fogos.
Por fim, Isabela ressalta que devemos procurar um especialista em comportamento felino para nos guiar nesse processo. “Manter os nossos felinos seguros é a nossa missão. Portanto, todo tutor precisa saber como acalmar gatos com medo de fogos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.