22/08/2023
Saúde

Crianças devem tomar a 2ª dose da vacina contra gripe

imagem-27125

 

As unidades de saúde de Guarapuava estão atendendo as crianças entre 6 meses e menos de 2 anos de idade para receberem a segunda dose da vacina contra a gripe. Na primeira etapa da campanha foram vacinadas cerca de duas mil crianças no município.

 

O médico Fernando Pedrotti, da Secretaria Municipal de Saúde, explica que a segunda dose é importante para criança, pois o sistema imunológico dela é diferente a de um adulto. “Na primeira dose o corpo da criança conhece o vírus. A segunda vacina faz com que o corpo da criança fique imunizado contra o vírus”, explica o doutor.

 

As unidades de saúde ficam abertas das 8h às 17h e a campanha termina no dia 30 de junho. “Caso a criança tome apenas a primeira dose, ela não estará imunizada”, alerta Pedrotti.

 

Vacina contra poliomielite

 

A Secretaria Municipal de Saúde também está imunizando as crianças com menos de cinco anos de idade contra a poliomielite.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, desde 1990 não é registrado nenhum caso de poliomielite no Brasil. “São duas gotinhas que vão fazer a diferença para todo a vida”, lembra Pedrotti. O médico ainda fala que apesar do Brasil ter registrado o último caso em 1989, a vacinação continua sendo importante pois o vírus ainda em circulação em outros países. “Temos casos da doença no continente africano, então é importante que as crianças estejam imunizadas pois o vírus pode chegar até o Brasil”, explica o doutor.

 

As unidades de saúde ficam abertas das 8h às 17h, e os pais só precisam levar a carteira de vacinação dos filhos. No sábado (18), será feito o Dia D contra a poliomielite, onde a Secretaria irá intensificar a campanha disponibilizando a vacina em supermercados, terminais, escolas e colégios.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.